Mangaratiba instala coletores seletivos em pontos estratégicos
Em uma iniciativa conjunta das secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos e Obras de Mangaratiba, teve início, nesta quarta-feira (3), a instalação de coletores seletivos em locais estratégicos do município. A ação visa não apenas combater a poluição dos recursos naturais da cidade, mas também fortalecer o trabalho essencial realizado pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (CoopMangaratiba).
Os novos coletores estão sendo implantados em áreas de grande circulação, como orlas, praias e praças de Itacuruçá, Muriqui, Praia Grande, Centro, Praia do Saco, Sahy, Conceição de Jacareí e Serra do Piloto. O projeto inclui a colocação de 40 coletores azuis destinados a resíduos recicláveis, 40 coletores cinzas para não recicláveis (rejeitos), oito coletores azuis de 1000 litros destinados às administrações distritais, e mais oito coletores seletivos coloridos de 50 litros para praças da cidade. Além disso, há a disposição de coletores de óleo vegetal nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas escolas da rede municipal de ensino.
É relevante ressaltar que todo o material foi adquirido por meio de compensação ambiental, conforme previsto na Lei Municipal 1.029/2019, sem causar impacto nos cofres públicos do município.
A instalação dos coletores seletivos contou com a presença do prefeito Alan Bombeiro, dos secretários Cláudio Maia (Meio Ambiente), Júnior Laurentino (Serviços Públicos), Márcio Gomes (Obras), das equipes da CoopMangaratiba e de agentes da Secretaria de Meio Ambiente.
DESCARTE DO LIXO CORRETAMENTE
Nos coletores azuis a população deve depositar os resíduos recicláveis que são: papel, livros, jornais, papelão, revistas, cadernos, embalagens cartonadas (leite, suco etc.), embalagens plásticas, garrafas, copos, tampas, sacolas, baldes, potes de alimentos limpos, PVC, Latas de alumínio, latas de aço, ferragens, arames, canos e vidros em geral.
Já nos coletores de cor cinza, deve-se depositar somente o que não é reciclável, como papel toalha, guardanapo e papel higiênico sujos, adesivos, papéis metalizados, fraldas descartáveis, clipes, grampos, esponja de aço, latas de tinta e verniz, cristais, espelhos, lâmpadas e porcelanas.