sábado, outubro 23, 2021
InícioItaguaíMarinha do Brasil inicia Operação Verão 2019/2020

Marinha do Brasil inicia Operação Verão 2019/2020

A Marinha do Brasil (MB) anunciou que nos próximos dias dará início a “Operação Verão 2019/2020 – Mares Seguros e Limpos”. A campanha é voltada para intensificação de ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, visando fortalecer a preservação de nossos mares, rios e lagos, e a segurança da navegação.

Em decorrência do recente episódio das manchas de óleo no litoral brasileiro, a Operação Verão terá como foco o combate à poluição que tem atingido a nossa Amazônia Azul. A Marinha permanece engajada nessa cruzada e por isso será dado enfoque ao tema “Mares Seguros e Limpos”. A mensagem chega ao público com o propósito de reforçar o permanente trabalho que a Marinha, em conjunto com o Exército Brasileiro (EB), a Força Aérea Brasileira

A Marinha do Brasil (MB) anunciou que nos próximos dias dará início a “Operação Verão 2019/2020 – Mares Seguros e Limpos”. A campanha é voltada para intensificação de ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, visando fortalecer a preservação de nossos mares, rios e lagos, e a segurança da navegação.

Em decorrência do recente episódio das manchas de óleo no litoral brasileiro, a Operação Verão terá como foco o combate à poluição que tem atingido a nossa Amazônia Azul. A Marinha permanece engajada nessa cruzada e por isso será dado enfoque ao tema “Mares Seguros e Limpos”. A mensagem chega ao público com o propósito de reforçar o permanente trabalho que a Marinha, em conjunto com o Exército Brasileiro (EB), a Força Aérea Brasileira (FAB), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais e Renováveis (IBAMA), a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), a Petrobras, diversas instituições federais, estaduais e municipais públicas e privadas, a academia e a sociedade, têm realizado para mitigar o impacto do óleo no litoral, em um esforço árduo de limpeza, que além de reduzir as consequências nas áreas afetadas, pretende, ainda, combater o avanço para outras regiões.

Para além de todo o empenho no combate à poluição causada pelo óleo, a Marinha segue intensificando seu trabalho, não somente nas ações de prevenção da poluição hídrica, mas também em atividades ligadas à salvaguarda da vida humana no mar e na segurança da navegação, uma vez que, deste modo, reforçamos a prevenção e minimizamos os riscos de acidentes com embarcações durante o verão. De forma a garantir a integridade física de tripulantes, passageiros e banhistas, militares dos Distritos Navais, Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências promovem a divulgação das principais regras de navegação e a importância do seu cumprimento para quem deseja aproveitar a época mais quente do ano com segurança.

A “Operação Verão 2019/2020 – Mares Seguros e Limpos” contará com mais de cinco mil militares e servidores civis que atuam nas Capitanias, Delegacias e Agências da Marinha do Brasil. As ações de fiscalização envolvem os seguintes aspectos: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Além disso, serão utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores. Ademais, haverá ações de monitoramento e controle de poluição hídrica nas áreas e nas embarcações fiscalizadas.

Ações de conscientização serão realizadas em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, com palestras educativas e dicas sobre as principais normas de segurança da navegação e preservação ambiental. Todo o material da Campanha da “Operação Verão 2019/2020 – Mares Seguros e Limpos” está disponível no seguinte endereço eletrônico:

https://www.marinha.mil.br/dpc/campanhas

Outra ação que ocorrerá em conjunto com a “Operação Verão 2019/2020 – Mares Seguros e Limpos” será a “Travessia Segura”, no mês de janeiro, em todo o País, voltada a embarcações de transporte de passageiros e de turismo náutico, que têm seu fluxo intensificado durante o período de férias nas regiões litorâneas e nos balneários.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!