terça-feira, dezembro 7, 2021
InícioCultura/DiversãoLivro inédito registra e enaltece riqueza histórico-cultural de Mangaratiba

Livro inédito registra e enaltece riqueza histórico-cultural de Mangaratiba

Obra singular da historiadora Mirian Bondim foi lançada no aniversário de 190 anos do município

A pesquisadora, escritora e historiadora Mirian Bondim lançou o livro A história de Mangaratiba por seus patrimônios histórico-culturais, por ocasião do aniversário de 190 anos da cidade. O livro, com 120 páginas ilustradas, é o resultado de 15 anos de pesquisa de campo, iniciada pela autora no ano de 2005, quando coordenou um programa de educação patrimonial que teve como carro-chefe o Encontro histórico-cultural de Mangaratiba, projeto das secretarias municipais de Educação e de Planejamento. Em entrevista ao ATUAL, após sessão de autógrafos durante o I Encontro de Secretários do Circuito São João Marcos, Mirian contou que reuniu no livro os patrimônios históricos tombados e outros de valor reconhecido pela população que os protege. São sítios, sambaquis, prédios, senzalas, igrejas, capelas, monumentos, ruínas, barracões, cas

A pesquisadora, escritora e historiadora Mirian Bondim lançou o livro A história de Mangaratiba por seus patrimônios histórico-culturais, por ocasião do aniversário de 190 anos da cidade. O livro, com 120 páginas ilustradas, é o resultado de 15 anos de pesquisa de campo, iniciada pela autora no ano de 2005, quando coordenou um programa de educação patrimonial que teve como carro-chefe o Encontro histórico-cultural de Mangaratiba, projeto das secretarias municipais de Educação e de Planejamento.

Em entrevista ao ATUAL, após sessão de autógrafos durante o I Encontro de Secretários do Circuito São João Marcos, Mirian contou que reuniu no livro os patrimônios históricos tombados e outros de valor reconhecido pela população que os protege. São sítios, sambaquis, prédios, senzalas, igrejas, capelas, monumentos, ruínas, barracões, casarios e fazendas, além das riquezas imateriais da cidade, como festas, folias de reis, lendas, tradições, hinos, brasões, filmes, músicas e tudo mais que imortaliza o município.

Na obra, inédita e singular, a historiadora conseguiu revelar a Mangaratiba que transcende o tempo, de histórias imortais e de valores que ficarão para sempre como acervo dos seus moradores e de todos aqueles que tenham o privilégio de visitar esse celeiro de lendas e tradições. Os mil exemplares foram patrocinados pela empresa Vale e estão sendo distribuídos a todas as escolas, bibliotecas, instituições, organizações, grupos culturais, empreendedores de turismo, entre outros.

“Esse livro é um sonho antigo, um trabalho árduo de campo e de pesquisa. A gente precisa divulgar os nossos patrimônios, para que as pessoas reconheçam o patrimônio e construam a sua identidade com a história de Mangaratiba. E que essa identidade sirva como alavanca para o desenvolvimento de um turismo sustentável de base comunitária”, afirmou ela.

Miriam Bondim acrescentou que espera ver a sua obra contribuir para o desenvolvimento tanto da educação patrimonial escolar quanto do turismo local. Ela aproveitou para agradecer a Vale por patrocinar o livro, o que proporcionou a distribuição gratuita às instituições e organizações sociais de Mangaratiba.

“Agradeço também à Associação de Moradores do Vale do Rio Sahy, que foi a proponente do projeto, uma vez que possui um dos maiores sítios arqueológicos do município. E gratidão ainda a todos os que colaboraram com fotos e informações”, completou a escritora.

Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!