Itaguaí: musical infantil faz sessões gratuitas em praças públicas
O musical infantil “Gabriel só quer ser ele mesmo” chega a Itaguaí nesta semana para duas apresentações gratuitas. Essa é a primeira vez na cidade do espetáculo, que busca ampliar a discussão sobre as diferenças na educação entre crianças de diferentes sexos.
A primeira sessão acontece na Praça Vicente Cicarino, no Centro, no sábado (22), e a segunda, na Pracinha da Cultura, em Chaperó, na próxima quarta-feira (26) – veja o serviço completo no fim da página.
Com texto da premiada dramaturga Renata Mizrahi – que divide a direção com Priscila Vidca –, a peça apresenta ao público Gabriel, um menino de apenas 8 anos que curte balé e poesias ao mesmo tempo em que também se interessa por futebol.
Desta maneira, o espetáculo chama atenção para um conceito baseado em estereótipos de gênero ainda enraizado em uma parcela significativa da sociedade, para a qual brincadeiras e interesses de meninos e meninas devem ser absolutamente distintos.
A TRAMA
Na história – que Renata conta em formato de flashback –, Gabriel sofre na escola por ter sempre alguém que o desencoraje a praticar atividades consideradas de garotas. Devido a tais questionamentos sobre suas preferências enquanto criança, ele chega a temer, por exemplo, que nenhum coleguinha vá à sua festa de aniversário.
“Gabriel só quer ser ele mesmo” usa o humor para refletir junto aos pequenos sobre as diferenças presentes na educação para meninos e meninas. Já para pais e professores, fica o debate acerca de suas expectativas em relação às crianças.
No palco estão os atores Paulo Verlings, Aline Carrocino, Marcos França, Nathália Colón, Udylê Procópio e Clara Santhana. Além de atuar, o elenco ainda toca instrumentos como violão, pandeiro, kazoo, escaleta, tambor grave, castanhola, agogô de côco, chocalho pequeno, ukulele e triângulo.
A montagem estreou em janeiro de 2020 no Sesc Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. Depois de apresentações online por conta da pandemia de Covid-19, retornou aos palcos para temporadas em outros palcos: Teatro Petra Gold, no Leblon, e Teatro dos 4, na Gávea, ambos na Zona Sul da capital fluminense; e as unidades do Sesc em Duque de Caxias, Valença e Jacarepaguá – esta última também no Rio.
OFICINA
Além das apresentações, a passagem da equipe do espetáculo por Itaguaí também conta com uma oficina de dramaturgia com a autora Renata Mizrahi. O curso prático – para estimular a escrita em crianças e jovens – acontece no sábado (22), na Praça Vicente Cicarino, às 10h. A programação é uma promoção do incentivo do Instituto Cultural Vale por meio de lei de incentivo.
SERVIÇO
“Gabriel só quer ser ele mesmo”
Sábado (22) às 16h
Local: Praça Vicente Cicarino
Endereço: Centro de Itaguaí
Quarta-feira (26) às 14h
Local: Pracinha da Cultura
Endereço: Avenida Décio Muniz da Silva Filho, s/n – Chaperó, Gleba B – Itaguaí.
Elenco: Paulo Verlings, Aline Carrocino, Marcos França, Nathália Colón, Udylê Procópio e Clara Santhana
Direção: Renata Mizrahi e Priscila Vidca
Texto: Renata Mizrahi
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Oficina gratuita de dramaturgia com Renata Mizrahi
Sábado (22) às 10h
Local: Praça Vicente Cicarino
Endereço: Centro de Itaguaí