quarta-feira, maio 18, 2022
InícioDestaqueFecomércio RJ leva comitiva ao maior evento sobre varejo no mundo

Fecomércio RJ leva comitiva ao maior evento sobre varejo no mundo

Missão tem oportunidade de fazer networking e discutir importantes temas do varejo na NRF 2022, em Nova York

O Brasil tem vez na NRF Retail’s Big Show, a maior feira de varejo do mundo, realizada anualmente pela National Retail Federation (NRF, ou Federação Internacional do Varejo) nos Estados Unidos. O evento este ano ocorre em Nova York, entre os dias 14 e 22 de janeiro, e reúne os maiores players do mercado para falar sobre tendências, tecnologia e estratégias.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) participa do evento.

O presidente da entidade, Antônio Florêncio de Queiroz, lidera uma comitiva que conta com a participação de empresários ganhadores do prêmio do varejo e também representantes de importantes entidades.

Do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), integram a missão Renato Regazzi (gerente de grandes projetos e colunista do jornal ATUAL) e o Diretor Júlio Cezar Rezende de Freitas, que também é presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Três Rios (Sicomércio).

Há também membros da Associação Brasileira de Hotéis (ABIH).

Trata-se de uma grande oportunidade de networking e novos conhecimentos e inovações para o setor do varejo. Na NRF 2022 foi possível analisar as novas tendências para o varejo, o que é muito importante para os varejistas brasileiros.

Os vencedores do Prêmio Visão Consciente integram o grupo que conferiu de perto as tendências para implementarem em seus negócios.

REVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS DO VAREJO

Um dos temas principais dos encontros – o varejo – é uma atividade milenar e grande alavancadora do desenvolvimento econômico e sempre foi uma das atividades econômicas mais dinâmicas, pois gera muitas oportunidades, postos de trabalho e valor.

Atualmente, o setor sofre uma veloz transformação, principalmente devido à pandemia de Covid-19, que gerou enormes impactos e perdas. O setor do varejo já experimentava mudanças em função do advento das novas tecnologias, dos quais o “E-commerce” é assunto recorrente e dos mais prementes, certamente alvo de muitas discussões na NFR 2022.

Renato Regazzi, segurando a bolsa, representou o Sebrae RJ e posou com outros membros da comitiva que a Fecomércio organizou, com empresários e entidades como a ABIH (Divulgação)

É preciso lembrar, porém, as novas demandas econômicas e sociais referentes à redução do impacto dos negócios no meio ambiente, além das crescentes exigências da sociedade para a geração de mais empregos, qualidade de vida, oportunidades, igualdade e acessibilidade.

Muitas novidades estão aparecendo e outras se consolidando.

Na missão da Fecomércio RJ à NRF 2022, tem sido possível observar a consolidação do “e-commerce” como plataforma essencial de vendas, juntamente com os estabelecimentos físicos, traduzidos pelos especialistas no setor com o nome “figital”, que é a presença física e digital ao mesmo tempo no mercado, integrados com outros canais como redes sociais, canais de serviços, “lives” e “games”.

Isso tudo, de forma integrada, consolida a estratégia de “omnichannel”, que é a convergência e coordenação de todos estes canais, com o objetivo de promover a melhor experiência e jornada para os clientes.

Outra discussão bastante recorrente na NFR 2022 diz respeito ao “metaverso”, que é uma estratégia, por meio da tecnologia, de fusão entre o mundo físico e o virtual, em uma tendência de gamificação e digitalização de espaços físicos e também dos próprios clientes, por meio de avatares personalizados, muito utilizados atualmente nos games.

Esta novidade ainda está em etapa de prototipagens e testes, sendo realizada principalmente por grandes varejistas e empresas de tecnologia de excelência global, como a: Amazon, Google, Microsoft, Apple, dentre outras. Lembrando que todas essas empresas estão bem consolidadas no “e-commerce”, necessitando cada vez mais de inovações, para se manterem na vanguarda da acirrada competição mundial, sendo então necessário os demais varejistas observarem esta novidade que é o “metaverso”, para ver o que realmente será de interesse do consumidor e de factível viabilização, sempre observando o público-alvo (persona) que se deseja atingir.

Presidente da Fecomércio RJ, Antônio Florêncio de Queiroz liderou a comitiva que foi a Nova York participar da NFR 2022, maior evento sobre varejo do mundo (Divulgação)

A tendência que se aponta na Feira “NRF Retail´s Big Show 2022” é a de que pesquisas sinalizam que os clientes preferem comprar produtos e serviços na proximidade das suas residências (comodidade), que, para muitos deles, viraram postos de trabalho e renda por meio do home-office. Esta é uma grande revolução no padrão de consumo, criado pela crise provocada pela Covid-19.

Esta nova tendência de atuação do varejo, sinalizada na NRF 2022, poderá ser uma ótima estratégia de revitalização dos centros comerciais de cidades do interior e de bairros das regiões metropolitanas de grandes cidades do Brasil, integradas as novas tendências da abordagem “figital”, adequadas a cultura local, ao território, promovendo ao mesmo tempo comodidade, sustentabilidade com redução de emissões devido as menores distâncias de consumo e gerando emprego e renda na localidade, valorizando varejo local e contribuindo mais intensamente para o desenvolvimento econômico e social das comunidades que se encontram na sua proximidade dos estabelecimentos do varejo.

SOBRE A NFR 2022

A NRF Retail’s Big Show é a maior feira de varejo do mundo, realizada anualmente pela National Retail Federation (NRF, ou Federação Internacional do Varejo) nos Estados Unidos. O primeiro evento foi organizado em 1911, quando a NRF ainda se chamava National Retail Dry Goods Association (NRDGA).

Atualmente, a feira é realizada todos os anos e reúne varejistas de todo o mundo em uma mistura de conferência empresarial com trade show (evento de negócios). Participam do evento grandes players como Amazon, Walmart e Best Buy, mas também milhares de varejistas médios e até pequenos. O ano de 2022 marca a 110ª edição do evento, com ampla repercussão internacional e mais de 25 mil participantes.

Como era esperado, o tema central da feira foi o desafio de lidar com as mudanças globais causadas pela pandemia de coronavírus e as novas tendências de consumo geradas a partir das múltiplas crises sanitárias, econômicas e políticas.

O NRF Retail’s Big Show acontece todos os anos, geralmente na segunda semana de janeiro, na cidade de Nova York. Em 2022, a 110ª edição do evento foi realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro. O espaço escolhido para a realização foi o Jacob Javits Convention Center, que possui mais de 310 mil metros quadrados de extensão.

A edição de 2021 foi realizada online devido à pandemia.

Em 2022, devido ao avanço da variante Ômicron, o público foi metade daquele presente no ano anterior à crise sanitária – ainda assim, o suficiente para causar impacto no mercado e traçar as tendências para o futuro.

Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!