Fecomércio RJ leva comitiva ao maior evento sobre varejo no mundo

O Brasil tem vez na NRF Retail’s Big Show, a maior feira de varejo do mundo, realizada anualmente pela National Retail Federation (NRF, ou Federação Internacional do Varejo) nos Estados Unidos. O evento este ano ocorre em Nova York, entre os dias 14 e 22 de janeiro, e reúne os maiores players do mercado para falar sobre tendências, tecnologia e estratégias.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) participa do evento.
O presidente da entidade, Antônio Florêncio de Queiroz, lidera uma comitiva que conta com a participação de empresários ganhadores do prêmio do varejo e também representantes de importantes entidades.
Do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), integram a missão Renato Regazzi (gerente de grandes projetos e colunista do jornal ATUAL) e o Diretor Júlio Cezar Rezende de Freitas, que também é presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Três Rios (Sicomércio).
Há também membros da Associação Brasileira de Hotéis (ABIH).
Trata-se de uma grande oportunidade de networking e novos conhecimentos e inovações para o setor do varejo. Na NRF 2022 foi possível analisar as novas tendências para o varejo, o que é muito importante para os varejistas brasileiros.
Os vencedores do Prêmio Visão Consciente integram o grupo que conferiu de perto as tendências para implementarem em seus negócios.
REVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS DO VAREJO
Um dos temas principais dos encontros – o varejo – é uma atividade milenar e grande alavancadora do desenvolvimento econômico e sempre foi uma das atividades econômicas mais dinâmicas, pois gera muitas oportunidades, postos de trabalho e valor.
Atualmente, o setor sofre uma veloz transformação, principalmente devido à pandemia de Covid-19, que gerou enormes impactos e perdas. O setor do varejo já experimentava mudanças em função do advento das novas tecnologias, dos quais o “E-commerce” é assunto recorrente e dos mais prementes, certamente alvo de muitas discussões na NFR 2022.

É preciso lembrar, porém, as novas demandas econômicas e sociais referentes à redução do impacto dos negócios no meio ambiente, além das crescentes exigências da sociedade para a geração de mais empregos, qualidade de vida, oportunidades, igualdade e acessibilidade.
Muitas novidades estão aparecendo e outras se consolidando.
Na missão da Fecomércio RJ à NRF 2022, tem sido possível observar a consolidação do “e-commerce” como plataforma essencial de vendas, juntamente com os estabelecimentos físicos, traduzidos pelos especialistas no setor com o nome “figital”, que é a presença física e digital ao mesmo tempo no mercado, integrados com outros canais como redes sociais, canais de serviços, “lives” e “games”.
Isso tudo, de forma integrada, consolida a estratégia de “omnichannel”, que é a convergência e coordenação de todos estes canais, com o objetivo de promover a melhor experiência e jornada para os clientes.
Outra discussão bastante recorrente na NFR 2022 diz respeito ao “metaverso”, que é uma estratégia, por meio da tecnologia, de fusão entre o mundo físico e o virtual, em uma tendência de gamificação e digitalização de espaços físicos e também dos próprios clientes, por meio de avatares personalizados, muito utilizados atualmente nos games.
Esta novidade ainda está em etapa de prototipagens e testes, sendo realizada principalmente por grandes varejistas e empresas de tecnologia de excelência global, como a: Amazon, Google, Microsoft, Apple, dentre outras. Lembrando que todas essas empresas estão bem consolidadas no “e-commerce”, necessitando cada vez mais de inovações, para se manterem na vanguarda da acirrada competição mundial, sendo então necessário os demais varejistas observarem esta novidade que é o “metaverso”, para ver o que realmente será de interesse do consumidor e de factível viabilização, sempre observando o público-alvo (persona) que se deseja atingir.

A tendência que se aponta na Feira “NRF Retail´s Big Show 2022” é a de que pesquisas sinalizam que os clientes preferem comprar produtos e serviços na proximidade das suas residências (comodidade), que, para muitos deles, viraram postos de trabalho e renda por meio do home-office. Esta é uma grande revolução no padrão de consumo, criado pela crise provocada pela Covid-19.
Esta nova tendência de atuação do varejo, sinalizada na NRF 2022, poderá ser uma ótima estratégia de revitalização dos centros comerciais de cidades do interior e de bairros das regiões metropolitanas de grandes cidades do Brasil, integradas as novas tendências da abordagem “figital”, adequadas a cultura local, ao território, promovendo ao mesmo tempo comodidade, sustentabilidade com redução de emissões devido as menores distâncias de consumo e gerando emprego e renda na localidade, valorizando varejo local e contribuindo mais intensamente para o desenvolvimento econômico e social das comunidades que se encontram na sua proximidade dos estabelecimentos do varejo.
SOBRE A NFR 2022
A NRF Retail’s Big Show é a maior feira de varejo do mundo, realizada anualmente pela National Retail Federation (NRF, ou Federação Internacional do Varejo) nos Estados Unidos. O primeiro evento foi organizado em 1911, quando a NRF ainda se chamava National Retail Dry Goods Association (NRDGA).
Atualmente, a feira é realizada todos os anos e reúne varejistas de todo o mundo em uma mistura de conferência empresarial com trade show (evento de negócios). Participam do evento grandes players como Amazon, Walmart e Best Buy, mas também milhares de varejistas médios e até pequenos. O ano de 2022 marca a 110ª edição do evento, com ampla repercussão internacional e mais de 25 mil participantes.
Como era esperado, o tema central da feira foi o desafio de lidar com as mudanças globais causadas pela pandemia de coronavírus e as novas tendências de consumo geradas a partir das múltiplas crises sanitárias, econômicas e políticas.
O NRF Retail’s Big Show acontece todos os anos, geralmente na segunda semana de janeiro, na cidade de Nova York. Em 2022, a 110ª edição do evento foi realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro. O espaço escolhido para a realização foi o Jacob Javits Convention Center, que possui mais de 310 mil metros quadrados de extensão.
A edição de 2021 foi realizada online devido à pandemia.
Em 2022, devido ao avanço da variante Ômicron, o público foi metade daquele presente no ano anterior à crise sanitária – ainda assim, o suficiente para causar impacto no mercado e traçar as tendências para o futuro.