Detran autua autoescolas por uso de veículos irregulares em fiscalizações
Ação da Corregedoria flagrou 30 veículos com documentação vencida em Santa Cruz e Cabo Frio; três condutores estavam sem CNH
O Detran-RJ autuou 30 veículos com irregularidades durante uma operação de fiscalização realizada nesta terça-feira (28) nas áreas de exame prático do departamento na Cidade das Crianças, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, e em Cabo Frio, na Região dos Lagos. A ação foi coordenada pela Corregedoria do Detran-RJ, por meio das Coordenadorias de Fiscalização e de Correição, e teve como objetivo coibir o uso de veículos com o licenciamento anual vencido por autoescolas.

Ao todo, foram lavrados 45 autos de infração de trânsito, sendo dez referentes a veículos pertencentes a autoescolas. Três condutores foram flagrados dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e também autuados. Conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos irregulares ficam impedidos de circular até a regularização da documentação. Em casos de reincidência, as autoescolas poderão responder a processo administrativo e ter suas atividades suspensas.
De acordo com o presidente do Detran-RJ, Rodrigo Dias Coelho, a fiscalização reforça o compromisso do órgão com a segurança e a qualidade na formação de novos motoristas. “Nosso objetivo é assegurar que os veículos usados para formar condutores circulem de forma regular, com a documentação em dia, e que ofereçam segurança aos alunos e instrutores”, afirmou.

As ações de fiscalização da Corregedoria continuarão sendo realizadas em todo o estado, visando garantir a regularidade e segurança nas atividades das autoescolas e o cumprimento da legislação de trânsito em todo o território fluminense.



