Comitê Guandu-RJ lança processo eleitoral para nova composição plenária
ELEIÇÃO O Comitê Guandu-RJ está com inscrições abertas do dia 1º a 30 de setembro para o processo eleitoral do biênio 2019-2020 (atuação de fevereiro de 2019 a fevereiro de 2021). Serão disponibilizadas 36 vagas (14 para o poder público, 11 para usuários e 11 para sociedade civil) para representantes que desejam atuar na gestão participativa dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas dos rios Guandu, Guandu-Mirim e da Guarda.
Dentre as atividades da composição do Plenário estão discutir e aprovar o Plano de Bacia do Comitê Guandu-RJ; aprovar pautas orçamentárias; debater e aprovar programa de trabalho, projetos e relatórios; eleger a diretoria colegiada, participar da criação de câmaras técnicas; e outras atividades que visam a gestão e a melhoria da qualidade e quantidade de água na Bacia do Guandu-RJ, que abastece mais de nove milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Os inscritos primeiramente passam por uma avaliação documental para posteriormente estarem habilitados a concorrerem às vagas oferecidas. Após essa análise, é feita a convocação de fóruns eleitorais de acordo com cada segmento para a escolha dos representantes.
As inscrições poderão ser enviadas através dos Correios ou entregues de 9h às 16h, na Secretaria Executiva do Comitê Guandu, localizada na Avenida Ministro Fernando Costa, nº 775, Sala 203, no bairro Fazenda Caxias, em Seropédica. O código de endereçamento postal é 23.895-265. O edital e o formulário, assim como outras publicações relacionadas à seleção estão disponíveis no site e na sede do Comitê Guandu-RJ.
Órgão tem a tarefa de gerir recursos hídricos da região
O Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim foi criado pelo Decreto Estadual no 31.178, de 03 de abril de 2002, com área de atuação ampliada através da Resolução do Conselho Estadual de Recursos Hídricos nº 107/13.
O objetivo do Comitê é promover a gestão descentralizada e participativa dos Recursos Hídricos na bacia hidrográfica dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim. A área de atuação é a Região Hidrográfica II que engloba o território de 15 municípios fluminenses: Itaguaí, Seropédica, Queimados, Japeri, Nova Iguaçu, Paracambi, Engenheiro Paulo de Frontin, Rio de Janeiro, Miguel Pereira, Vassouras, Piraí, Rio Claro, Mangaratiba, Mendes e Barra do Piraí.