CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Comitê Guandu inicia Planos municipais para investimentos em meio ambiente

O Comitê Guandu iniciou no final de setembro a elaboração dos Planos Municipais para Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) de 12 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio da Guarda. Itaguaí, Seropédica e Mangaratiba fazem parte do projeto, que pretende aumentar a arrecadação das prefeituras por meio do ICMS Ecológico e fundos de restauração da Mata Atlântica.

De acordo com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), os valores totais, repassados aos municípios via ICMS Ecológico, correspondem a 2,5% do total de ICMS arrecadado pelo Estado. Ainda segundo a associação, o objetivo é recompensar os municípios que investiram em prol do meio ambiente, uma vez que todos os vizinhos compartilham do benefício.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os municípios não arcarão com qualquer custo ou contrapartidas, e o investimento de R$ 2,4 milhões será totalmente pago pelo Comitê Guandu-RJ e operacionalizado via Agevap (mobilização, técnicos, contratação, etc). Os representantes das prefeituras participam de grupos de trabalho que vão acompanhar e dar informações necessárias para a elaboração dos planos.

PLANEJAMENTO

A Lei Federal nº 11.428, de dezembro de 2006, conhecida como Lei da Mata Atlântica, instituiu os PMMA e determinou que somente os municípios que os aprovarem em seus Conselhos Municipais de Meio Ambiente terão acesso aos recursos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica. A mesma Lei também criou o Fundo, que se destina ao financiamento de projetos de conservação dos remanescentes de vegetação nativa, restauração ambiental e de pesquisa científica.

O plano de trabalho prevê a elaboração dos diagnósticos, dos planos de ação, a estruturação para a implementação dos PMMA e a consolidação de um Plano Diretor Florestal da Região Hidrográfica. O cronograma para o projeto é de 26 meses e vai envolver grupos de trabalho municipais, além de equipe técnica da Agevap e do consórcio STCP/Mater Natura.

No dia 23 de setembro, o Comitê Guandu, a Agevap e representantes das prefeituras e do consórcio contratado fizeram uma reunião que marcou o início dos trabalhos. O Comitê irá elaborar Planos Municipais de Conservação para os municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Seropédica, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Mendes, Paracambi, Piraí, Queimados, Rio Claro e Vassouras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com