Coluna Conectando com a #Manu
Esse mês foi comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O que é uma pessoa deficiente? É uma pessoa que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental etc.
E o que devemos prestar atenção é para que o mundo seja para todos. Já ouvi diversas histórias de cadeirantes passando dificuldade nos ônibus, na rua etc. Tenho essas histórias dentro do meu núcleo familiar. É muito comum ver que pessoas com alguma deficiência dificilmente são chamadas para festas de colegas da escola ou de algum outro núcleo, o que é simplesmente horrível. A pessoa não é chamada por ter alguma deficiência. Não dá para entender. Não estou dizendo que acontece sempre, mas que é comum.
E muitas vezes, pessoas com deficiência são exemplos, seja de superação ou por qualquer outro motivo. Mas eu aprendo muito.
Empatia é uma palavra muito importante nesse tema. Ouvi uma história de uma cadeirante em um momento constrangedor. Ela estava entrando no ônibus e o elevador quebrou, então o motorista precisou sair e ajudar. Nisso os passageiros começaram a reclamar. E fica uma reação muito ruim como se a cadeirante fosse o “problema” e não tem nada a ver. Essa entre diversas outras situações em que nós podemos tomar cuidado e analisar o que está acontecendo. Colocar-se no lugar do outro.
“Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, o lugar é deficiente”
(Thais Frota)
Se tiver alguma sugestão de tema me mande no meu email ginastamanoellaaparecida@gmail.com