Anatel começa a bloquear celulares piratas no sábado
TECNOLOGIA
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) inicia no sábado (8) o bloqueio de celulares piratas em dez estados, incluindo o Rio de Janeiro. Tratam-se de aparelhos roubados, adulterados, extraviados e não certificados pela agência.
Os proprietários desses celulares começaram a ser notificado em setembro com a seguinte mensagem de SMS, enviada pelo número 2828, “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”.
Nesta sexta-feira, os proprietários destes aparelhos receberão a última mensagem da reguladora, com o seguinte conteúdo: “Operadora avisa: Este celular IMEI XXXXX é irregular e deixará de funcionar nas redes celulares. Acesse o site
Esta é a segunda fase de bloqueios de celulares irregulares feito pela Anatel, que acontece nos estados da Região Centro-Oeste, nos da Região Sul e nos estados do Acre, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins. A medida já está em vigor em Goiás e no Distrito Federal. A partir de janeiro de 2019, o bloqueio ocorrerá nos estados da Região Nordeste e nos demais estados da Região Norte e Sudeste.