Teatro de Arena Elza Osborne terá oficina musical gratuita
Oficina Multidisciplinar Gratuita “A Fábrica de Bandas” vai oferecer capacitação técnica e artística voltada para o público com interesse no empreendedorismo cultural e mercado musical
![Os quatro integrantes da banda posando para foto](https://jornalatual.com.br/wp-content/uploads/2025/02/SERVICO-Teatro-de-Arena-Elza-Osborne-tera-oficina-musical-gratuita-1-780x470.webp)
A partir de abril, o lendário Teatro de Arena Elza Osborne, em Campo Grande, será palco de uma iniciativa inédita e transformadora: a oficina multidisciplinar “A Fábrica de Bandas”, voltada para o público do segmento musical. O projeto oferece um pacote completo de qualificação e aperfeiçoamento técnico para músicos iniciantes e profissionais, empreendedores culturais e grupos musicais de quaisquer estilos. A iniciativa tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, através do Edital Pró-Carioca Linguagens.
A oficina, completamente gratuita, terá duração de seis meses e contará com duas turmas de 30 alunos cada. Com uma carga de 36 horas/aula, os participantes poderão desenvolver habilidades em diferentes áreas da música e do empreendedorismo cultural, sob a orientação de especialistas renomados do setor.
Oficina em cinco módulos
Idealizada por Ives Pierini, músico da banda Black Dog Brazil e produtor cultural da UGAT-ZO, a oficina será estruturada em cinco módulos. O módulo “Direcionamento de palco, percepção sonora e prática de conjunto” será ministrado por Anderson Zappa e integrantes da banda Black Dog Brazil. Ele abordará aspectos fundamentais para a presença cênica e a sensibilidade artística, promovendo uma formação musical completa e profissional. No módulo “Elaboração de projetos culturais”, com Ives e Christian Pierini, os alunos vão aprender a desenvolver projetos culturais. Haverá conceitos desde a concepção até estratégias para financiamento e realização.
Aulas também sobre direitos autorais e gestão de mídias
O módulo “Direitos autorais nas plataformas digitais” estará aos cuidados de Débora Stainsjberg. Ela guiará os participantes por tópicos essenciais como proteção autoral, contratos, remuneração e os impactos da tecnologia, incluindo inteligência artificial.
O módulo “Produção sonora na tecnologia digital” terá a orientação de André Balbino. Nele os alunos vão aprender técnicas de produção sonora que garantem qualidade e competitividade no mercado atual. No módulo “Gestão de mídias sociais” Fernando Mendonça abordará estratégias de visibilidade, construção de marca pessoal e promoção eficiente em plataformas digitais.
Horários alternativos e presenciais em Campo Grande
As aulas dos módulos serão presenciais e realizadas no Teatro de Arena Elza Osborne, que fica na Estrada Rio do A, nº. 220, em Campo Grande. As aulas serão aos sábados, com opções pela manhã, das 10h até as 12h; e à tarde, das 14h até 16h. A oficina completa vai durar seis meses, com aulas semanais, incluindo todas as disciplinas.
Leia também: ComCausa abre inscrições para interessados em atuar em projetos sociais