Podcast Atual: Alessandra Nascimento fala sobre o curso de Farmácia e destaca a importância do descarte adequado de medicamentos
Professora da Uerj Zona Oeste, mestra e doutora falou sobre a diversidade de áreas abrangidas pelo curso de Farmácia, detalhando particularidades da profissão
O Podcast Atual da terça-feira (10) teve a presença de Alessandra Nascimento, professora associada do curso de Farmácia do Campus Zona Oeste da Uerj. Graduada em Farmácia com especialização em Gestão Ambiental pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia, ela é mestra em Química de Produtos Naturais e doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros. Também é especialista em Tecnologias Industriais Farmacêuticas pela Fundação Oswaldo Cruz/Farmanguinhos.
Alessandra Nascimento conversou com o jornalista Renato Reis sobre diversos assuntos ligados ao curso de Farmácia. O destaque foram os impactos socioambientais do consumo e descarte de medicamentos. Ela disse que medicamentos descartados de forma inadequada chegam a aterros sanitários e ao solo, contaminando-o de uma forma intensa. Ela informou que há drogarias e farmácias que colocam suas unidades como pontos de coleta de medicamentos em desuso, para o descarte ambientalmente adequado.
Alessandra falou sobre a situação da Uerj Zona Oeste, que aguarda o desenrolar de um processo burocrático de transferência para nova sede própria. Essas instalações pertenceram ao Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, no centro de Campo Grande. Ela se referiu às peculiaridades do curso de Farmácia, com diversas especializações, ampliando sobremaneira o campo de trabalho para os profissionais do ramo.
Alessandra Nascimento falou ainda sobre o projeto Farmácia Consciente, que ganhou forma numa rede social, numa página através da qual é possível a troca de conhecimentos entre farmacêuticos, outros profissionais de saúde e interessados em temas correlatos. Através dela, é possível agendar visitas a escolas para a conscientização sobre temas ligados à farmacologia.
Alessandra falou ainda sobre a importância do profissional farmacêutico na rotina de farmácias e drogarias, acentuando que o consumidor pode solicitar a presença desse profissional nos estabelecimentos do gênero, para eventuais consultas em caso de dúvidas. A íntegra da conversa de Renato Reis com Alessandra Nascimento está no link https://youtube.com/live/wNgrulUD1qA?feature=share.