CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Incêndios consomem áreas florestais em Mangaratiba

Fogo ameaça casas na Ilha de Jaguanum, Corpo de Bombeiros diz que atua para conter

Vídeos e fotos com vários focos de incêndio florestal em Mangaratiba circulam pela internet. A Ilha de Jaguanum, os Quilombos de Santa Justina e Santa Isabel e regiões na Estrada da Junqueira são alguns dos locais atingidos.

O vídeo acima, cedido pela TV Jaguanum (um site turístico), mostra bem o problema que assola Mangaratiba neste momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na Ilha de Jaguanum, moradores fizeram um vídeo com um pedido de socorro e disseram que a própria população tenta debelar as chamas, sem sucesso. No mesmo vídeo, um morador diz que agentes do Corpo de Bombeiros apareceram, mas não conseguiram prosseguir com o combate ao incêndio no local.

Incêndios se aproximam de casas na Ilha de Jaguanum e moradores pedem socorro (Foto: TV Jaguanum)

O Atual entrou em contato com o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, que confirmou os seguintes focos:  Ilha de Jaguanum (onde os bombeiros atuam desde 5h da manhã) e na Estrada da Junqueira, no Bambuzal Amarelo, com registro às 16h28 desta sexta-feira (13).

Gabinete de crise municipal

O Gabinete de Gerenciamento de Crise e de Avaliação de Danos (GGCAD) da Prefeitura de Mangaratiba promoveu sua primeira reunião de planejamento emergencial na tarde desta sexta-feira (13). O encontro, comandando pela Secretaria Municipal de Defesa Civil, reuniu representantes do estado, Corpo de Bombeiros e CEDAE.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agentes do Corpo de Bombeiros do Quartel de Mangaratiba na praia de Calhaus, em Jaguanum: moradores dizem que contingente é pouco para a gravidade dos incêndios (Foto: TV Jaguanum)

A crise hídrica de falta de abastecimento e do surgimento de focos de incêndio fez o município receber carretas e caminhões-pipa, disponibilizados pelo governo do Estado. O trabalho será coordenado pelo GGCAD.

Defesa Civil de Mangaratiba

Segundo a prefeitura de Mangaratiba, a Defesa Civil municipal está pleiteando a instalação de um reservatório extra de água no município e a vinda de um helicóptero para ajudar no transporte de água e na atuação emergencial dos incêndios nas ilhas.

Apesar dos esforços iniciais, moradores pedem socorro e dizem que pouco ou nada tem sido feito.

A reportagem do Atual perguntou no final da tarde desta sexta-feira (13) para a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Mangaratiba quais são os esforços da Defesa Civil municipal que estão sendo empreendidos para debelar os focos de incêndio, mas até o momento não recebeu resposta.

* Welington Campos também assina esta matéria.

Jupy Junior

Jupy Junior é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) com Mestrado em Comunicação pela mesma instituição. Atuou em diversas empresas jornalísticas e como assessor de imprensa. Recebeu o título de cidadão itaguaiense, concedido pela Câmara Municipal de Itaguaí, em 2012. Lecionou em cursos de graduação Comunicação Social nas Universidade Estácio de Sá (UNESA) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi subsecretário de Comunicação Social e Eventos na Prefeitura Municipal de Mangaratiba em 2016. Atuou como Editor Executivo do Jornal Atual entre 2012 e 2015 e é Diretor de Jornalismo do Jornal Atual desde 2021.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com