Festa de São Pedro marca final de semana na Ilha de Jaguanum, em Mangaratiba

Evento teve procissão marítima, missa e almoço de confraternização na Praia da Catita

O domingo (29) foi movimentado na Praia da Catita, na Ilha de Jaguanum, em Mangaratiba. É que a Associação de Moradores e Pescadores da Ilha de Jaguanum (AMPIJ) preparou uma festa para celebrar o dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores. A orla local ganhou cordas com bandeirinhas e teve a montagem de barracas que vendiam quitutes, bebidas e comidas típicas da ocasião. Houve ainda um almoço de confraternização organizado pela diretoria da AMPIJ e por integrantes da comunidade religiosa local.

Fiéis aplaudem a imagem de São Pedro
Depois de posicionarem a imagem de São Pedro em lugar de destaque na frente da capela, fiéis o homenageiam com uma salva de palmas (FOTOS RENATO REIS)
Coroinhas caminham para a igreja na frente do bispo
Três acólitos e um diácono antecederam a entrada de dom Paulo Celso na capela da Praia da Catita, na Ilha de Jaguanum, em Mangaratiba

Antes da missa, uma procissão marítima partiu do cais de Itacuruçá, com um andor com a imagem do santo ao centro. Na chegada à Praia em Jaguanum ela se juntou a outras duas  que já estavam posicionadas em pequenos altares improvisados na frente da capela dedicada ao santo. Na faixa de areia em frente, diversas embarcações dominavam o bucólico cenário que marca a paisagem da Catita. Numa faixa, a AMPIJ evocou a figura do saudoso vereador Wlad da Pesca, grande colaborador da entidade.

Pessoas acompanha a missa no interior da igreja
A pequena capela ficou completamente lotada e parte da estrutura utilizada para a realização da missa precisou ser montada do lado de fora

Políticos prestigiaram o evento

Presidente da AMPIJ, Mônica Maria da Conceição Moreira, acompanhada de sua diretoria, desdobrava-se para recepcionar cada grupo de pessoas que chegava ao local, incluindo aquele em que estava o prefeito Luiz Claudio Ribeiro e o vice-prefeito Lucas Venito. Vereadores de Mangaratiba e de Seropédica, secretários municipais de Mangaratiba e o ex-prefeito Aarão de Moura Brito Neto também prestigiaram a festa.

pessoas posando para a foto
A presidente Mônica Moreira fez questão de posar para uma foto com familiares do saudoso vereador Wlad da Pesca: a cunhada, Isabel Pereira; a filha, Daiana Coelho; o neto, Miguel Coelho; o irmão, Marcos Pereira; e o pai, Nilton Machado

O principal momento religioso da festividade foi a missa celebrada pelo titular da Diocese de Itaguaí, bispo dom Paulo Celso Dias do Nascimento. Na homilia, ele convocou os fiéis a se tornarem guardiões de toda a beleza da natureza local. “Deus deixou para nós essas ilhas e praias maravilhosas”, disse ele, numa mensagem que evocava a beleza exuberante daquela região de Mangaratiba.

Quatro pessoas posando para foto
A presidente Mônica com os vereadores Chicão da Ilha (esq.) e Kaio do José Luiz do Posto (dir.), e o prefeito Luiz Claudio Ribeiro

Bispo evoca apelo pela paz do papa Leão XIV

Dom Paulo Celso falou ainda sobre manifestações de carinho, amor e confraternização. “São sentimentos que nos unem na fé, na cultura e nas tradições, como essa festa de São Pedro”, disse ele, acentuando também o apelo do papa Leão XIV pela serenidade no mundo em busca de mais justiça e paz. Depois, o bispo contou uma estória envolvendo um pescador e um empresário, para ilustrar a icônica mensagem. “A ganância é uma cova sem fundo”, concluiu.

Leia também: Após sucesso na Bienal, autor de Itaguaí recebe leitores para tarde de autógrafos

Renato Reis

Renato Reis é bacharel em Comunicação Social, graduado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho e atua como editor da edição digital do Jornal Atual.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com