Mangaratiba lança projeto de educação ambiental para unidades escolares
O ano letivo de 2024 promete trazer uma novidade empolgante para a rede municipal de ensino de Mangaratiba. Nesta terça-feira (5), a Secretaria de Meio Ambiente apresentou o projeto de Educação Ambiental denominado ‘Galerinha Ambiental’. O evento de lançamento, ocorrido no Centro Cultural Cary Cavalcanti, contou com a presença do subsecretário da pasta, Alan Vidal, e diretores das unidades escolares, marcando assim o início de uma iniciativa promissora para o município.

O ‘Galerinha Ambiental’ tem como objetivo principal abordar temas cruciais como os impactos ambientais e a conservação das espécies locais. Por meio de palestras conduzidas por educadores ambientais e da presença da mascote Sussu, uma representação simbólica da onça parda, o projeto visa conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente. Além disso, uma cartilha digital será disponibilizada, contendo dicas relevantes para as crianças, e contará com a participação de 15 mascotes, representando animais silvestres da região, cuidadosamente selecionados pela secretaria. O ponto alto do programa será uma gincana, na qual os alunos terão a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos e serão agraciados com prêmios.

Inicialmente, o projeto será direcionado aos alunos do 6º ano, com início marcado para a próxima semana nas escolas: Antônio Cordeiro Portugal (Serra do Piloto), Maria Helena de Almeida Ferrazani (Ibicuí) e Paulo Scofano (Praia da Gamboa). Em uma segunda etapa, outras unidades serão contempladas, incluindo: Caetano de Oliveira (Itacuruçá), CIEP 294 (Praia do Saco), Nossa Senhora da Graças (Muriqui) e Coronel Moreira da Silva (Centro).