Rural: campus Seropédica recebe iluminação pelo Novembro Azul
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro inaugurou na noite desta quarta-feira (1º) uma iluminação especial no Pavilhão Central do campus Seropédica, também conhecido como P1. O gesto simbólico, uma iniciativa da Prefeitura Universitária local, é uma referência ao Novembro Azul.
A campanha tem o objetivo de alertar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Novembro Azul chegou ao Brasil em 2008 por meio do Instituto Lado a Lado Pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.
LEIA MAIS
PRF apreende quase um quilo de metanfetamina em Seropédica
Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata mata um homem a cada 38 minutos no país. Por se tratar de uma doença que se manifesta de maneira assintomática em muitos casos, é indispensável a realização de exames que possam apontar o problema precocemente.
Homens com parentes de 1º grau diagnosticados com a doença e homens negros devem buscar orientação médica a partir dos 45 anos de idade. Já os que estão fora desses grupos de risco podem procurar os exames a partir dos 50.