Docas do Rio muda para “Portos Rio” e lança nova marca
“Portos Rio” é o novo nome fantasia adotado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), que administra os Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis. O lançamento da nova marca aconteceu nesta segunda-feira (12), às 10h, no auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro.
A iniciativa faz parte de um abrangente processo de modernização e reposicionamento estratégico da Autoridade Portuária, que mantém sua razão social como Companhia Docas do Rio de Janeiro.
Segundo a empresa, a adoção do nome fantasia “Portos Rio” teve como objetivo evidenciar a nova realidade da gestão da Autoridade Portuária; reforçar a relevância da Portos Rio junto aos stakeholders; resgatar o autêntico papel de uma Autoridade Portuária; fortalecer sua imagem corporativa no setor portuário – com foco no desenvolvimento sustentável e na satisfação dos usuários dos seus portos; e mostrar seu olhar para o futuro, a fim de ser referência no Hemisfério Sul.
Para o diretor-presidente da Portos Rio, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, a mudança da marca revela a transformação profunda realizada na empresa durante a atual gestão e consolida a credibilidade conquistada nos últimos anos: “A nova marca reflete o trabalho técnico, sério e incansável desenvolvido pelas equipes administrativas e operacionais em dezenas de ações e projetos executados no intuito de aperfeiçoar os processos da companhia e modernizar a infraestrutura dos portos que administra, o que nos levou a alcançar mais eficiência, agilidade, transparência e competitividade”.
PROCESSO DE CRIAÇÃO
O primeiro passo da consultoria contratada para a escolha de naming (novo nome) e branding (nova marca) foi a elaboração de uma pesquisa junto aos empregados da companhia para entender a percepção sobre a marca atual e os fatores considerados mais relevantes.
Os colaboradores também puderam sugerir um novo nome para a empresa. Em seguida, as sugestões foram analisadas junto com os nomes propostos pela consultoria.
Com o nome eleito pela Diretoria Executiva da companhia, a empresa contratada passou para a etapa de criação do logotipo e identidade visual. A diretoria selecionou, então, três opções de logomarca para votação junto aos empregados da companhia. A opção mais votada foi também a escolhida pela diretoria.
Na construção da marca, o símbolo sintetiza quatro elementos de fácil entendimento em qualquer país: o mundo, através do halo redondo que envolve a marca; o navio, que liga o porto ao mundo; os contêineres, que representam o comércio exterior; e o movimento do navio, gerando uma onda que remete ao famoso atrativo turístico “Pão de Açúcar”, o que reforça a localização dos portos no Rio de Janeiro.
Já a tipografia escolhida, com uma fonte moderna, traz a robustez da Autoridade Portuária, respaldada pelo sucesso da gestão administrativo-financeira e pelos resultados positivos que impulsionam o crescimento e a “nova cara” da empresa, colocando a ‘Portos Rio’ como um dos principais players do setor no Brasil e na América Latina. Para fechar o ciclo de atualizações, a nova marca incorporou a chancela legal – Autoridade Portuária – como um tagline, a ser utilizado em toda e qualquer aplicação da marca.