Seropédica celebra 27º aniversário de emancipação
Além do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil; e do Dia das Crianças, a quarta-feira (12) também foi marcado em Seropédica pela celebração do 27º aniversário de emancipação político-administrativa da cidade, com a já tradicional entrega de títulos de Cidadão Seropedicense a pessoas que, na avaliação dos vereadores e do prefeito, contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento da cidade. A solenidade de aproximadamente duas horas foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Seropédica (CMS), que ficou completamente lotado.
Como reza a tradição, cada vereador e o prefeito indicaram cinco pessoas para receberem títulos. Dentre os homenageados estavam o prefeito de Niterói e seu antecessor, respectivamente, Axel Schmidt Grael e Rodrigo Neves; os deputados estaduais Deodalto José Ferreira e Jorge Felippe Neto; o vice-prefeito e o vereador de Paracambi, respectivamente, João Ailton Gomes Gonçalves e José Américo Ferreira Júnior; os secretários municipais Flávia Constantino da Vitória (Meio Ambiente) e Patrick Figueira (Transporte e Serviços Públicos); o procurador geral do municípios de Brlford Roxo, Fabrício Mercandeli Ramos de Almeida; e o ex-jogador Adriano Leite Ribeiro, o Adriano Imperador.
Depois da entrega dos títulos, os vereadores discursaram, em geral homenageando a todos os agraciados e aos seus respectivos indicados, mas cada um destacou pontos que consideravam relevantes. A vereadora Rose Alves referiu-se aos homenageados como pessoas muito especiais distinguidas pela honraria. Sizenando Paixão se disse honrado pelas deferências a pessoas de seu relacionamento, pelas quais nutre carinho e respeito. Bruno do Depósito, lembrou que além de aniversário da cidade, a quarta-feira também era dedicada a Nossa Senhora Aparecida. Max Goulart falou sobre o momento atual, referindo-se ao futuro hospital e a obras de infraestrutura como legados da administração do prefeito Professor Lucas para a cidade. O vereador Neizinho parabenizou o prefeito e os secretários municipais, destacando a boa relação que existe entre os poderes Executivo e Legislativo.
O relacionamento entre os poderes também foi o tema da vereadora Luciana Alves, que ilustrou sua fala citando o trecho do hino da cidade, que diz “Seropédica à Glória, de uma nova união”. Marcos Lomeu comparou passado e presente, enfatizando que em 25 anos a cidade nada teve a comemorar, mas hoje tem saúde e educação melhorando e obras em todos os cantos, colocando-a na rota do crescimento, com o prefeito trazendo esperança para a população. Fernando Bananeiro focou sua fala reiterando cumprimentos a todos os homenageados e, em especial, aos seus. Já Wattyla Cebolinha aproveitou para reafirmar seus compromissos com a cidade e com o prefeito Professor Lucas. A vice-prefeita Vandrea Furquim também discursou, destacando que era o segundo ano em que participava da solenidade e registrando agradecimentos todos os presentes. Ela parabenizou ainda os vereadores e os secretários municipais pela integração.
‘UM MOMENTO ESPECIAL’
Os discursos do prefeito Professor Lucas e do presidente da CMS, vereador Hugo Pereira, tiveram vários pontos em comum, especialmente no que se referia ao atual momento que a cidade vive, com harmonia, diálogo e respeito entre os poderes. Huguinho, no entanto, disse que a cidade deve continuar empenhada no seu desenvolvimento, buscando estratégias para a criação de empregos e melhorias na saúde. Ele lembrou que a cidade terá o maior hospital da região, garantindo suporte até para os municípios vizinhos. “É um momento especial, em que o prefeito ouve e respeita os vereadores. Com isso, só temos a ganhar e a população também”, enfatizou Huguinho.
Num dos momentos mais aguardados da solenidade, o prefeito Professor Lucas fez um balanço de sua administração, começando por agradecer a Deus pelos 10 anos de convivência na CMS, dos quais oito como vereador e dois como prefeito. “É um tempo de muita luta, mas com os objetivos sendo alcançados”, disse ele, acrescentando elogios os seus homenageados, os quais definiu como amigos de longa data, que ajudam com conselhos e orações. “O bem venceu o mal nas urnas, mas existe uma batalha espiritual na cidade, daí a importância das orações”, salientou.
Depois de destacar o trabalho de assessores e de seu secretariado, o prefeito falou em mudanças, enfatizando que ela deve começar dentro de cada um. Na sequência, ele fez um histórico de sua administração, classificando como muito difícil o início, quando se defrontou com dívidas que superavam 130 milhões, com débitos junto à Light, aos servidores e ao Instituto de Previdência de Seropédica. Para ele, parcerias foram fundamentais para o equacionamento dessas pendências.
O prefeito citou conquistas como a pediatria 24 horas, a reforma geral em seis unidades de estratégias de saúde da família e de mais três que serão entregues até dezembro, a retomada de investimentos unidade de pronto atendimento, a crescimento da arrecadação, a regularização da situação do município junto ao Tesouro Nacional, o que abriu caminho para a chegada de verbas federais e estaduais e a pavimentação de ruas em bairros como o Jardim Maracanã e o Jardins. “Durante 25 anos os serviços eram paliativos. Agora, ao escolhermos uma rua, temos o compromisso de fazer um serviço completo, do início ao fim. “Os moradores hoje pensam assim: o prefeito ainda não chegou aqui, mas quando ele chegar as coisas vão acontecer”, concluiu.