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Em resposta a moradores de Mazomba, Itaguaí, Light afirma que vai realizar ações

Cansados com as freqüentes interrupções no fornecimento de energia, moradores de Mazomba, em Itaguaí, fizeram um protesto na frente da Light, na última segunda-feira (18). Depois do episódio, o ATUAL entrou em contato com a empresa para saber quais providências serão tomadas. Em resposta, neste feriado, a concessionária afirmou que já realizou uma vistoria no local, que serão necessárias intervenções ao longo dos próximos meses e que uma das ações já será iniciada no dia 29 de abril. Veja nota da Light:

“A Light informa que realizou uma visita técnica ao local. Por se tratar de uma região muito arborizada e visando a melhoria na qualidade do fornecimento de energia para região, serão necessárias algumas intervenções da companhia que vão ser realizadas ao longo dos próximos meses. A primeira delas está agendada para o dia 29 de abril, com serviços de poda. As demais serão agendadas de acordo com o cronograma de manutenção da companhia”

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Além da poda de árvores, a Light não informa quais outras intervenções serão realizadas. Segundo o secretário executivo do Conselho Comunitário de Mazombinha e Rio Preto, Alexandre Conrado, existem problemas de rede, problemas de poda das árvores e necessidade de troca de transformadores, o que não se sabe se vai acontecer.

PREFEITURA

A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretária de Obras, também respondeu aos questionamentos do ATUAL. Em nota enviada na quarta-feira (20), a secretaria confirmou que fará uma intermediação entre a Light e as demandas dos moradores do município que sofrem com a falta de energia dia após dia. Segue a íntegra da nota:

“A Secretaria de Obras esclarece que os problemas relatados pelos moradores persistem desde 2016. Interrupções constantes de energia por vezes durante horas ao dia, muitos postes em madeira (desacordo com a NBR 8451-2) em péssimo estado de conservação são os motivadores da insatisfação popular e do protesto em frente à agência da Light, em Itaguaí.

Houve uma reunião na última segunda-feira (18) entre a PMI e representantes das comunidades de Mazombinha e Rio Preto, que são as regiões afetadas.

A Secretaria de Obras ficou de enviar um ofício à concessionária Light assim que receber uma lista de abaixo assinado dos moradores solicitando as providências cabíveis para sanar a situação”.

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Bem, espera-se que tal ofício, pressionando por providências, seja enviando o quanto antes. Pois, segundo Alexandre Conrado, o abaixo-assinado já foi feito e entregue à prefeitura. “Entregamos na terça-feira (19), à Secretaria de Obras, um ofício com cópia do abaixo-assinado e também diversos outros documentos referentes ao caso produzidos pelo Conselho desde 2016. O retorno que tivemos é que vão oficiar a Light”, disse Conrado.

ENTENDA O CASO

Na manhã de segunda-feira (18), moradores de Mazomba fizeram uma manifestação em frente à sede da concessionária Light, em Itaguaí. O motivo são as sucessivas faltas de energia na região. Desta vez, foram dias sem luz e sem qualquer resposta da fornecedora.

Cerca de 50 pessoas fizeram um protesto porque o problema no fornecimento de energia no bairro só piora desde 2016. “Aqui falta luz todos os dias. Que seja por 30, 40 segundos, mas falta luz todos os dias. Nas últimas semanas a situação piorou bastante. No início do mês nós chegamos a ficar cinco dias sem luz, com interrupções por longos períodos. Interrupções de até 18 horas. No total foram cinco dias e na última semana, o problema voltou a se repetir. Isso gerou uma revolta nas pessoas”, explicou Alexandre Conrado, secretário executivo do Conselho Comunitário de Mazombinha e Rio Preto.

Durante a manifestação, a concessionária respondeu ao conselho comunitário, por meio de um contato telefônico, que está fazendo o possível para tentar solucionar a questão e que há um problema sério no que se refere à poda de árvores na Estrada de Mazomba. Segundo os manifestantes, chegaram a afirmar que é responsabilidade da prefeitura.

Com tal informação, os manifestantes decidiram sair da frente da concessionária e seguiram, em passeata, até à prefeitura. Antes pararam na sede do Ministério Público para pedir à Promotoria de Justiça de Itaguaí que dê um andamento célere ao inquérito civil 033/21, já que esse documento veio da Primeira Tutela Coletiva de Angra dos Reis e está na Tutela Coletiva de Itaguaí. O grupo chegou à prefeitura e foi encaminhado a uma reunião com a Secretaria de Obras, que teria deixado claro que prefeituras não podem realizar podas em árvores perto de rede energizada de alta tensão. Ainda assim, a Prefeitura de Itaguaí teria se comprometido em realizar uma comunicação com a Light para ajudar na solução do problema.

O PROBLEMA CONTINUA

Segundo Alexandre Conrado, nos últimos dias, após segunda-feira (18), não houve interrupção longa. No entanto, as falhas efêmeras e constantes no fornecimento de energia persistem. “Acontece o de sempre, que é piscar e voltar. Às vezes, só nos damos conta porque o aparelho da TV por assinatura ou outro aparelho que fica ligado na tomada reiniciam e então percebemos que houve interrupção no fornecimento de energia”, explicou Conrado.

Segue a luta por um serviço de qualidade, pois os moradores da região afirmam que a cobrança continua e as contas estão todas em dia.

Redação

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