CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Depois de quatro anos, UPA 24h é reaberta em Itaguaí

Após quatro anos sem funcionar, a Unidade de Pronto Atendimento 24h de Itaguaí retornou às atividades na segunda-feira (25). Os serviços de atendimento e urgência voltaram à rotina comum às 7h, contando com uma equipe formada por cinco médicos, dos quais dois são pediatras e três clínicos gerais.
A unidade dispõe de 18 leitos, sendo dois no isolamento, nove na sala amarela, quatro na sala vermelha e três na pediatria. Uma ambulância é destinada ao transporte dos pacientes. A Organização Social Centro de Excelência em Políticas Públicas está encarregada de administrar a unidade.

Mesmo após todo um longo tempo de espera para a reabertura da unidade, ainda existem pendências. Apesar do esforço para mostrar imagens que dão a ideia de pleno funcionamento, a UPA ainda carece de mobiliário para fazer frente às necessidades das equipes que ali vão atuar. A própria Prefeitura de Itaguaí reconhece isso, ao publicar em sua página na internet a informação de que uma licitação ainda será realizada para compra do mobiliário restante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
OS ATENDIMENTOS vão obedecer a uma classificação de risco e, não, à ordem de chegada

Segundo o texto, tratam-se de armários que ficam na sala de atendimento médico dos ambulatórios e também para o armazenamento de remédios. A prefeitura também afirma que a falta de móveis não tem afetado o atendimento, porque a Secretaria Municipal de Saúde emprestou alguns armários que estavam no Centro Municipal de Especialidades, e que serão devolvidos quando o novo mobiliário chegar. A Prefeitura de Itaguaí informou ainda que a licitação para a compra da mobília está marcada para a sexta-feira (29), a partir das 10h.

O site da Prefeitura de Itaguaí informa também que os atendimentos na UPA não serão efetuados por ordem de chegada, mas, sim, por um sistema de classificação de risco dos pacientes, levando em conta a gravidade de seu quadro clínico. Esse modelo divide os casos em emergência, muita urgência, urgência, pouco urgência e não urgência.

Por fim, o site alerta que a UPA não atende pessoas acometidas de síndrome gripal, que, nestes casos, devem procurar diretamente o Centro de Triagem para Covid-19, que está funcionando na Unidade Básica de Saúde do Centro, na Rua Protógenes Guimarães, 106f, no Centro.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com