Mostra cultural em Itaguaí aborda grandes eventos históricos

FEIRA PEDAGÓGICA

OS ALUNOS se reuniram antes do inicio da feira
FOTO VINICIO DA MATTA

Revolução Industrial, Reforma de Pereira Passos, História da Aviação, 1ª Guerra Mundial e outros feitos históricos foram alguns dos temas apresentados pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio do Educandário São José, na IX Feira-Mundo.

Realizado na manhã de sexta-feira (30), o evento foi uma oportunidade de os alunos mostrarem ao público o que aprenderam ao longo do ano letivo. Idealizada pelo professor de geografia, Alex Bastos, e coordenada pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio, a Feira-Mundo é realizada anualmente a cada última sexta-feira de novembro.

Este ano, a mostra teve como tema “Grandes acontecimentos da história: um resgate da memória da humanidade”.  De acordo com o professor Alex Bastos, a feira é organizada desde março, o que contribui para troca de experiência entre os alunos. “Os alunos iniciados no 6 º ano quando chegam no ensino médio, organizam a Feira-Mundo e acabam passando toda a experiência de trabalho e pesquisa e acabam conhecendo a funcionalidade de um trabalho. Quanto ao conteúdo, a experiência é maior ainda, porque os mais velhos acabam ajudando os mais novos”, disse o professor.

FOTO VINICIO DA MATTA
Os monitores Anna Beatriz Lima, José Geraldo Terra, o professor Alex Bastos, Katarina Vianna, Caio Meneses, Felipe Dias, Youhei Namiki

Segundo a diretora do Educandário São José, Maria Coeli Galiaço Prata, através da interdisciplinalidade, os alunos aprendem a trabalhar temas diversos de forma lúdica, trabalhar em grupo e terem mais responsabilidade.

Para os alunos, o evento contribui não só para os estudos como também na vida fora da escola. “A experiência da Feira-Mundo é muito gratificante, porque podemos colaborar com o que aprendemos durante o nosso currículo escolar, além de poder auxiliar os outros alunos e poder completar o ciclo da tradição da feira”, disse o aluno José Geraldo Terra, que atuou como monitor da feira.

Criada desde 2018, a Feira-Mundo recebeu visitas de estudantes de outras escolas de Itaguaí, Campo Grande, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e de ex-alunos do Educandário, que participam ativamente das atividades da Instituição. “Nós temos um laço muito forte com a escola. Estamos desde a primeira feira. Era um projeto pequeno e hoje o evento cresceu, é uma realização”, relataram os ex-estudantes Gabriel Gonzales e João Pedro Cardoso.

Ao todo, 28 trabalhos e pesquisas foram apresentados ao público ao longo de todo o dia.

VINICIO DA MATTA

vinicio.damatta@jornalatual.com.br

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com