Produção sustentável é tema de seminário na Costa Verde
DEBATE
Dezenas de produtores rurais da Costa Verde participaram na manhã de quinta-feira (29) do Seminário Caminhos para Alimentos Sustentáveis: Transformando a Produção de Negócios, promovido pelo Sebrae Rio, no Centro de Estudos Ambientais em Angra dos Reis.
O encontro tinha como objetivo estimular a criação da rede unindo produtores de toda a região para viabilizar um fluxo de vendas justo e a valorização dos produtos regionais de Paraty, Mangaratiba e Angra.
Produtores, chefs de cozinha, pesquisadores, entre outros participantes do Seminário conversaram com especialistas do Sebrae sobre formas de produção agroecológica, valorização dos produtos locais, parcerias com restaurantes e mercados que possam comprar diretamente de quem produz.
No evento, foram apresentadas as perspectivas de atuação em 2019 do projeto Sebrae Bio, que pretende contribuir para o aumento da produtividade e competitividade dos pequenos negócios rurais por meio e soluções de base ecológica e sustentável. “Pretendemos intensificar as capacitações no próximo ano e criar um catálogo de produtores sustentáveis da região, identificando aaquele já certificados como orgânicos e os que estão em transição”, explicou Tuane Rodrigues, analista do Sebrae na Costa Verde.
Os produtores mostraram-se ainda interessados em participar de um grupo de Sistema Participativo de Garantia (SPG-ABIO) regional da Costa Verde, destinado às certificação orgânica.