Mangaratiba será o cenário do Mundial de Ciclismo Amador
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
Uma etapa oficial e classificatória do Campeonato Mundial de Ciclismo Amador, criada pela Associação Internacional das Federações Nacionais de Ciclismo, Union Cycliste Internationale (UCI). A Gran Fondo, que acontece em cinco continentes, será realizada em Mangaratiba. As inscrições estão abertas no site. “O mar, a montanha e o clima no país que está entre os cinco maiores mercados consumidores de bicicletas do mundo tornam este circuito inédito e inesquecível”. Afirmou Gabriela Monteiro de Barros, organizadora do evento, ciclista amadora há 15 anos.
De importância histórica, o trajeto da prova se desenvolverá pela antiga Estrada Imperial, a primeira via de rodagem do Brasil, datada de 1856, onde ainda despontam prédios antigos de linhas arquitetônicas simples, típicas do período colonial e algumas ruínas. A estrada oferece uma deslumbrante vista para a Baía de Mangaratiba, e é permeada por quedas d´água como as cachoeiras dos Escravos e Conceição de Jacareí. A Gran Fondo Rio de Janeiro terá cerca de 120 quilômetros, sendo 2 mil metros de ascensão acumulada, e será realizada na Serra do Piloto no dia 28 de abril de 2019. A região é considerada uma das mais belas do Brasil, localizada nas proximidades da Rodovia Rio-Santos, entre a Serra do Mar e a Baía da Ilha Grande, a 109 km do Rio de Janeiro ou a 102 km do Aeroporto Internacional Tom Jobim.
“Ciclista que é ciclista adora desafios, visuais deslumbrantes e testar limites desconhecidos só pelo prazer de superá-los. Dar giro no pedal com atletas de outros estados e países e também com os amigos não tem preço. Nossa expectativa é reunir mais de 1.000 atletas de vários estados e países”, afirma Gabriela.
O Portobello Resort como base do evento foi escolhido a dedo por ser uma opção com grande variedade de atividades de lazer para a família. A prova terá um amplo espaço de convívio, desfrute, lazer e consumo de produtos especialmente dirigidos para os ciclistas e admiradores, o Village GF Rio. Além de espaço cultural e de socialização, estruturados sob medida, as atrações previstas farão da GF Rio 2019 uma experiência única. Serão destinados espaços exclusivos para os atletas.
A UCI realiza 22 competições de ciclismo em cinco continentes, 17 países e, na edição 2018, reuniu aproximadamente 60 mil participantes de 65 nacionalidades. O termo “Gran Fondo” tem origem na Itália, em 1971, na região de Cesenatico, Costa Adriática da Itália, local com várias montanhas e colinas, onde um grupo de ciclistas decidiu realizar um grande evento desafiador que contou com a participação de atletas como Fausto Coppi e Marco Pantani. A “Grand Fondo” é uma competição que oferece opções de percursos longos e médios para que mais pessoas possam participar e curtir.