Pintor Mirim leva arte contemporânea a escolas de Itaguaí
Projeto de arte-educação envolve crianças de 7 a 10 anos e terá 200 trabalhos individuais selecionados para uma etapa de curadoria
Vinte escolas da rede municipal de Itaguaí participam da edição local do Pintor Mirim, projeto de arte-educação do Movimento Círculo Único voltado a crianças de 7 a 10 anos. A iniciativa utiliza uma linguagem artística baseada em círculos e arcos para estimular a criatividade e a criação de imagens figurativas ou abstratas.

A proposta foi desenvolvida a partir dos estudos do artista José Raul Allegretti, de 91 anos, criador da linguagem artística que deu origem ao Movimento Círculo Único. O exercício parte de uma regra simples: todas as crianças utilizam um molde circular de mesmo tamanho para produzir suas obras.
A partir do círculo inteiro ou de seus arcos, os participantes podem repetir, cruzar, sobrepor e combinar as formas. Segundo a organização, a limitação funciona como um estímulo para que cada criança encontre diferentes possibilidades de criação.
Atividades começam com produções coletivas
O trabalho nas escolas é dividido em duas etapas. Inicialmente, os estudantes participam de atividades coletivas, produzindo grandes trabalhos em grupo. A dinâmica busca estimular a cooperação e a troca de ideias entre as crianças.
Depois, cada participante desenvolve sua própria produção artística. Ao final da etapa nas escolas, serão selecionados dez trabalhos individuais de cada uma das 20 unidades participantes, chegando a um total de 200 produções.
Os trabalhos passarão pela avaliação de uma comissão formada por artistas de Itaguaí. Entre os aspectos considerados estarão a criatividade, a autenticidade e a forma como cada criança desenvolveu a proposta a partir da linguagem do projeto.
Projeto prevê exposição em novembro
Antes do início das atividades nas escolas, diretores das unidades participantes participaram de um encontro com José Raul Allegretti. O artista apresentou aspectos da proposta do Movimento Círculo Único e conversou com os profissionais sobre criatividade e sobre os estudos que deram origem ao movimento.
Cada escola recebeu um kit com livro de arte do Círculo Único, guia de atividades, papéis para as produções coletivas e individuais e lápis de cor aquareláveis.
As atividades já estão sendo realizadas nas unidades de ensino de Itaguaí. Após o recolhimento das produções, os trabalhos passarão por uma etapa de curadoria. A culminância está prevista para novembro, com exposição e reconhecimento das crianças participantes. O local ainda não foi definido.
O Pintor Mirim é apresentado pelo Movimento Círculo Único como uma doação de Allegretti às redes municipais de ensino. Além de Itaguaí, o projeto também é desenvolvido atualmente nas redes municipais do Rio de Janeiro e de Guapimirim.
Trabalhos de edições anteriores podem ser vistos em uma exposição do Movimento Círculo Único e do Pintor Mirim atualmente em cartaz no Planetário do Rio.
Leia também:





