3 praias para conhecer em Ilhabela
![](https://jornalatual.com.br/wp-content/uploads/2025/01/praiadocurral-1024x683-1-780x470.jpg)
As praias de Ilhabela, no litoral norte do estado de São Paulo, são conhecidas pelas águas cristalinas e pelos passeios de barco, que proporcionam acesso a locais de beleza rara. A ilha também é conhecida por ser uma das capitais nacionais da vela, atraindo esportistas e eventos internacionais.
Durante o verão, o destino recebe turistas em busca de suas praias de águas calmas e paisagens naturais, mas é possível visitá-lo em qualquer época do ano. O centro histórico possui uma charmosa arquitetura colonial, com diversos bares, restaurantes e lojas de artesanato. Além do mar, Ilhabela é rica em biodiversidade, com áreas de preservação ambiental que podem ser exploradas por meio de trilhas.
A hospitalidade local e a infraestrutura de qualidade garantem uma estadia confortável, com hotéis e pousadas de alto padrão, além de uma gastronomia que vai do sofisticado ao tradicional, oferecendo pratos frescos de frutos do mar e receitas caiçaras.
Veja, abaixo, três praias para conhecer em Ilhabela!
1. Praia do Curral
![Praia do Curral, em Ilhabela, com ondas, sombreiros e vegetação verde abundante](https://jornalatual.com.br/wp-content/uploads/2025/01/praiadocurral-1024x683-1.jpg)
Uma das mais populares da ilha, com boa infraestrutura de quiosques e águas calmas para banho. É ideal para famílias e possui um pôr do sol maravilhoso.
2. Praia de Castelhanos
![Vista aérea da Praia de Castelhanos, em Ilhabela](https://jornalatual.com.br/wp-content/uploads/2025/01/praia-castelhanos-1024x683-1.jpg)
De acesso um pouco mais difícil, por uma trilha de 4×4 ou por meio de embarcações, é conhecida por suas ondas e é perfeita para quem busca um ambiente mais rústico e aventura.
3. Praia da Feiticeira
![Praia da Feiticeira, em Ilhabela, com suas águas cercadas por pedras e coqueiros](https://jornalatual.com.br/wp-content/uploads/2025/01/praia-da-feiticeira-1024x683-1.jpg)
Com um ambiente tranquilo, é cercada por pedras e coqueiros, o que cria um visual encantador. Suas águas são calmas, perfeitas para nadar e relaxar.
Por Cláudia Costa, Eliria Buso e Patrícia Chemin – revista Qual Viagem