Weda, em Itaguaí, recebe 1ª Feira Social de Direitos Humanos e Cidadania

Evento promove conscientização e exercício pleno da cidadania, além de promover interação por meio do projeto “Cultura na Faixa”

Direitos Humanos em pauta no Weda. Em alusão ao dia 10 de Dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos – o projeto Cultura na Faixa realiza na comunidade do Weda, em Itaguaí, a 1 ª Feira Social de Direitos Humanos e Cidadania do Weda, na próxima quarta-feira (11).

O objetivo é promover conscientização da comunidade do Weda acerca da garantia dos seus Direitos Humanos e do exercício pleno da sua cidadania. Da mesma maneira, ampliar a interação da comunidade com as entidades envolvidas na promoção do projeto Cultura na Faixa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assista entrevista com Geraldo Bastos, do projeto Cultura na Faixa

Para tanto, serão desenvolvidas atividades formativas, artísticas, culturais e de assistência social realizadas a partir de roda de conversa formativa sobre direitos humanos e cidadania; exibição de curta metragem – “Por um Fio”; oficina de intervenção artística de produção de cartaz social com a utilização do método “Lambe lambe” e bazar solidário.

O evento conta com a cooperação e colaboração dos coletivos sociais Aquilombar e Mulheres no Lambe-Lambe, atuantes politicamente no município de Itaguaí pela promoção da igualdade racial e de gênero.

Documentário do “Lambe-lambe”

O documentário Movimento Mulheres do Lambe-lambe traz à cena intervenções visuais na cidade de Itaguaí, promovida por mulheres que denunciam as violências de gênero que ocorrem no município.

O estopim para começo do movimento foi o caso de agressão sexual contra uma adolescente, cometida por um motorista de aplicativo na cidade. Desde então, esse movimento demonstra a potência do apoio entre as mulheres na força de denúncia e ação contra qualquer tipo de violência de gênero.

Sobre o Cultura na Faixa

O projeto Cultura na Faixa ocorre em Itaguaí para promover uma valorização e conscientização comunitária no bairro do Weda. É patrocinado pela Transpetro. Desde outubro de 2024, oferece oficinas de futebol, música, trança, circo social e demais atividades que têm como princípio proporcionar maior autoestima, a conscientização de direitos e a capacitação em atividades produtivas. A sede fica na Avenida Ari Parreiras, 2614.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Serviço:

1 ª Feira Social de Direitos Humanos e Cidadania do Weda

Programação:

14h: Oficina formativas. Roda de conversa sobre direitos humanos e cidadania

14h30: Exibição do Filme de Curta metragem: Por um Fio

14h45: Oficina de Intervenção artística: produção de cartaz social com a utilização do método “Lambe lambe”

15h30: Bazar Solidário

Público alvo:

Moradores da comunidade do Weda, educando do projeto Cultura na Faixa e seus responsáveis.

Local:

Casa do Projeto Cultura na Faixa Jardim Weda. Rua Ary Parreiras, Jardim Weda – Itaguaí/RJ

 Data:

11/12/2024 de 14h00min às 16h00min

* Com informações da assessoria de imprensa do Cultura na Faixa

Jupy Junior

Jupy Junior é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) com Mestrado em Comunicação pela mesma instituição. Atuou em diversas empresas jornalísticas e como assessor de imprensa. Recebeu o título de cidadão itaguaiense, concedido pela Câmara Municipal de Itaguaí, em 2012. Lecionou em cursos de graduação em Comunicação Social nas Universidade Estácio de Sá (UNESA) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi subsecretário de Comunicação Social e Eventos na Prefeitura Municipal de Mangaratiba em 2016. Atuou como Editor Executivo do Jornal Atual entre 2012 e 2015 e é Diretor de Jornalismo do Jornal Atual desde 2021.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com