Universidade Rural faz Consulta Pública para o cargo de Reitor
Duas chapas vão concorrer no segundo turno, que acontece nos dias 10 e 11 de dezembro
A Universidade Rural está em clima de eleição. Uma Consulta Pública, organizada pela Associação de Docentes (Adur), pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintur), Diretório Central dos Estudantes e pela Associação de Pós-graduandos (APG), aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro para a escolha do Reitor e do Vice-reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O processo acontece a cada quatro anos.
A Consulta Pública é uma etapa da escolha do Reitor e do vice. O resultado da Consulta é encaminhado ao Conselho Universitário que, por meio de edital, elege e elabora uma lista tríplice (com três nomes) de acordo com a manifestação da comunidade acadêmica.
A Consulta, portanto, é ao mesmo tempo uma tradição e parte de um processo democrático. É uma maneira de alunos, professores e funcionários participarem da escolha. Na Rural, ela acontece de forma virtual, por meio de uma plataforma chamada SIG Eleição.
Leia mais: Comitiva da UFRRJ participa de evento do G20 sobre alterações climáticas
O presidente da República tem como missão escolher um dos três nomes da lista tríplice para ser o Reitor, encaminhada pelo Conselho Superior, e o primeiro colocado reflete a vontade da maioria. Reza a tradição que, em respeito à vontade da comunidade acadêmica, o primeiro colocado é o escolhido para o cargo de Reitor.
Mas em 2021 isso não aconteceu. O presidente Jair Bolsonaro decidiu nomear o terceiro colocado. Esse desrespeito à preferência da comunidade acadêmica gerou revolta contra o presidente na ocasião.
O atual Reitor, candidato novamente da chapa 5 – “Rural em Movimento” (vice: César Augusto da Ros), encabeça uma das duas chapas que vão a segundo turno na disputa, nos próximos dias 10 e 11 de dezembro.
A outra, a chapa 1 – “Todas as Vozes” (vice: Solange Brandolini), tem como candidato a Reitor Daniel Ribeiro de Oliveira.
A apuração está disponível no link disponível no seguinte link:
Números da Consulta
A Consulta da Universidade Rural contou com a participação de 5.288 discentes, 1.083 docentes e 903 técnicos-administrativos.
A chapa 5 – “Rural em Movimento”, recebeu 295 votos de docentes, 1.077 votos de discentes, e 440 votos de técnicos-administrativos, 18,63% do total ponderado.
A chapa 1 – “Todas as Vozes”, recebeu 265 votos de docentes, 1.047 votos de discentes, e 220 votos de técnicos-administrativos, 12,95% do total ponderado.
Na sequência, a chapa 3 – “Voa Rural”, recebeu 203 votos de docentes, 1.513 votos de discentes, e 102 votos de técnicos-administrativos, 9,42 % do total ponderado.
A chapa 2 – “Universidade Viva”, recebeu 196 votos de docentes, 1212 votos de discentes, e 80 votos de técnicos-administrativos, 8,34% do total ponderado.
A Chapa 4 – “Mobilização”, recebeu 100 votos de docentes, 414 votos de discentes, e 56 votos de técnicos-administrativos, 4,31% do total ponderado.
A consulta também contou com 9 votos brancos de docentes, 20 votos brancos de discentes e 1 voto branco de técnico-administrativo. Também foram 15 votos nulos de docentes, 5 votos nulos de discentes e 4 votos nulos de técnico-administrativo.
Sobre a Universidade Rural
Segundo dados da Wikipedia, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) é uma universidade federal brasileira que fica Seropédica, no km 7 da BR-465. A sede da instituição possui o maior campus da América Latina, com aproximadamente 3.024 hectares e um conjunto arquitetônico de 131.346 metros quadrados de área construída. Historicamente, é conhecida como Universidade Rural do Brasil, por ter estabelecido as bases do ensino agropecuário no país. A UFRRJ é uma universidade multicampi e conta com mais de 40 cursos de graduação, mais de 35 cursos de pós-graduação e quatro cursos técnicos no Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR).
* Com informações da assessoria de imprensa da Comissão de Consulta Pública da UFRRJ.