Um time de craques no mundo feminino dos games
Versão nacional da maior loja de jogos eletrônicos on line do mundo, com sede nos Estados Unidos, a Steam Brasil tem entre suas campeãs de venda no Brasil o jogo Counter-Strike: Global Offensive, o mais vendido por aqui no ano de 2015. O ciberesporte ou e-sport simula um confronto armado num ambiente virtual que arregimenta adeptos no mundo inteiro. Ele deu origem a campeonatos que dão visibilidade a nomes que conquistam fama e alcançam status de estrelas do showbusiness. O CS:Go, como é mais conhecido é transmitido pela rede social Facebook e reúne competidores dos mais variados locais. Os desafios presenciais são realizados em grandes arenas sempre com torcidas muito animadas e focadas no desempenho de seus ídolos.
O CS:Go exerce um fascínio especialmente sobre adolescentes como a itaguaiense Bruna Marvila, de 19 anos, que cursa a faculdade de Direito, mas tem na diversão uma aposta que já rendeu frutos. Ela conta que começou a se familiarizar com a diversão quando frequentava uma lan house que a mãe tinha em Itaguaí. Com o passar do tempo e muitos desafios no currículo, Bruna conseguiu se unir a outras quatro meninas de São Paulo para organizar a equipe OpTic Gaming BR, que já brilha no cenário nacional e até internacional, sob patrocínio da Optic Brasil. Como reza a tradição no mundo dos games, as meninas, conhecidas como pro gamer, atendem por apelidos que se tornam verdadeiras marcas registradas.
No mundo virtual, Bruna Marvila é “Bizinha”. Suas companheiras de equipe são as paulistas Pâmella Shibuya, conhecida como “Pan”; Camila Natale, a “Camyy”; Gabriela Maldonado, a “GaBi”; e Juliana Maransaldi, a “Showliana”, a capitã da equipe. Assim como ocorre nos esportes do mundo presencial, o quinteto também tem um técnico, Guilherme Moreno, conhecido no meio virtual como Walck. Ele é o responsável pelo bom desempenho das jogadoras em competições no Brasil, onde a OpTic Gaming BR se mantém invicta há dois anos, com primeiros lugares em competições como o Brasil Game Cup 2017 e o Game XP 2018; e no exterior, onde este ano a equipe conquistou o quarto lugar no desafio ESL, na Polônia, e o quinto/sexto lugares no WESG, disputado na China.
Craques no jogo preferido de Neymar
O bom desempenho da OpTic Gaming em competições já rendeu à equipe premiações em dinheiro, prestígio e o privilégio de conquistar o patrocínio da OpTic Brasil, empresa americana com sede na cidade de Frisco, no estado do Texas, nos Estados Unidos. “Pra gente a OpTic é uma oportunidade muito grande, ainda mais no cenário feminino, que ainda não tem o mesmo destaque que o masculino”, celebra Bizinha, lembrando que o investimento da americana no time brasileiro constitui um feito pioneiro. “É a primeira vez que uma organização do exterior investe no cenário feminino do e-sports no Brasil”, comemora ela.
Numa demonstração de que a OpTic Brasil põe fé na equipe brasileira, Bizinha, Camyy, Gabi, Pan e Showliana foram convidadas pela empresa para conhecer sua sede, nos Estados Unidos. “Conseguimos ir bem no mundial e nos campeonatos internacionais, o que nos permitiu conhecer a sede na cidade de Frisco, no Texas, onde ficamos cinco dias”, diz Bizinha, já insinuando que no futuro pode colocar o curso de Direito em segundo plano para investir firme na carreira de pro gamer. Ela lembra que para ser bem sucedida na empreitada as jogadoras precisam cultivar habilidades essenciais, como concentração, trabalho em equipe, e raciocínio rápido. Sendo o CS:Go o jogo virtual preferido do craque Neymar, pode-se dizer que pelo desempenho da equipe OpTic Gaming BR, Bizinha e suas colegas de equipe estão batendo um bolão.
RENATO REIS
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