Seminário debate proteção à criança em Mangaratiba
SEMINÁRIO A Secretaria de Educação de Mangaratiba realizou na tarde de terça-feira (25) o “II Seminário da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente”. O encontro aconteceu no Portobello e foi organizado pela Diretoria de Assistência Integral ao Educando (DAIE), que tem como responsável a profissional Adriana Leonídeo.
O evento contou com a presença da secretária da pasta, Monika Passos e de profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social, além de representante da 165ª DP (Mangaratiba). O objetivo foi expor o papel de cada setor da rede de proteção no que se refere ao trabalho desempenhado junto aos adolescentes que se encontram envolvidos com álcool e drogas, promovendo uma analise técnica quanto aos impactos causados na família e na sociedade.
Foram realizadas três palestras durante o encontro. A primeira foi comandada pelas profissionais de Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, a assistente social Fábia Monique e a psicóloga Heriendy Lopes. O tema abordado foi ‘O processo de reinserção social do adolescente: resgatando vínculos’. Em seguida foi à vez das profissionais do Centro de Atenção Psicossocial – Caps, Daniele Pimenta (coordenadora administrativa) e Meire Soares (terapeuta ocupacional), que falarem sobre ‘ O planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua’. Para finalizar, as assistentes sociais do DAIE, Barbara Elias e Jeniffer Xavier abordaram o tema: ‘Ato infracional, medidas socieducativas e o papel do sistema de justiça na disciplina escolar’,
Mônica Passos achou a ação muito importante. “Estou muito feliz em poder contribuir com esse momento em que acredito, e enquanto secretária vou garantir a rede. Acredito de verdade que este trabalho é indispensável para a Educação”. Claudia Texeira de Souza, diretora adjunta da Escola Municipal de Ibicuí, classificou o evento muito positivo. “Nos mantém atualizados. Colocamos nossas aflições, e somente com esses estudos conseguimos buscar novas soluções para os impasses existentes. A presença do DAIE nas escolas é fundamental, e esse encontro não seria diferente”.