Torcida do Fla ocupa boa parte do Rio de Janeiro
Impressionante foi a forma como a torcida do Flamengo conseguiu transformar um fato simples, como o embarque da equipe para um jogo decisivo fora do Brasil, em uma manifestação sem precedentes. Milhares de torcedores se plantaram desde a madrugada da quarta-feira, à porta do Ninho do Urubu, para se despedirem dos jogadores que enfrentarão o River Plate, da Argentina, neste sábado, valendo o caneco da Libertadores 2019.
Uniformizados, alguns foram tomados por inexplicável frenesi. Tento concordar com os que classificam isso de amor ou de paixão, mas não consigo chegar perto de qualquer conclusão plausível que justifique excessos dessa natureza. Imagine se um ou outro desavisado tentasse discordar do que estava se passando? Também não tenho a menor condição de dizer o que aconteceria. Deixo claro, porém, que minhas observações passam longe da intenção de querer desqualificar toda essa espontânea manifestação.
Cheirinho
Tomara que toda essa misteriosa força se transfira para os jogadores em campo, para que a conquista do título se torne fácil, superando as dificuldades que, certamente, se apresentarão. Acho que, independentemente de tudo, o Flamengo tem time suficiente para encarar o adversário e sair vencedor, com certa tranquilidade. E é aí que me pergunto: será que a multidão já estaria comemorando por antecipação?
Lucros
Queiram ou não, o clube é o favorito e a crença da torcida tem suas razões. Não é à toa que, o estádio peruano será ocupado em sua maioria pela torcida rubro-negra, segundo levantamento com base na venda de ingressos. Registre-se que o primeiro vencedor de todo o espetáculo será o governo peruano, que verá sua economia se movimentar favoravelmente. Empresas aéreas e o mercado hoteleiro de Lima também já correm para o abraço.
Sucesso
Fico imaginando o que poderá ocorrer, caso o Mengão desembarque no Galeão, domingo ou segunda, com o troféu na bagagem e mais US$ 12 milhões de prêmio no bolso. O Rio de Janeiro poderá até “sofrer” um feriado forçado, tamanha será a euforia que tomará conta da cidade, por motivo justíssimo. Afinal, o clube se mostrou altamente capacitado em termos administrativos. Negociou bem, contratou melhor ainda e investiu no seu principal patrimônio, o torcedor. Seja qual for o resultado, o vitorioso retorno já está aí para quem quiser ver.