terça-feira, janeiro 18, 2022
InícioDestaqueObras na Reta de Piranema terminam em março de 2022, diz DER-RJ

Obras na Reta de Piranema terminam em março de 2022, diz DER-RJ

Importante ligação de Itaguaí a Seropédica, trecho da RJ-099 recebe investimento de R$ 93 milhões do Governo do Estado

Está prevista para março do ano que vem a conclusão das obras na Rodovia Prefeito Abeilard Goulart de Souza, a RJ-099 – conhecida como Reta de Piranema, que liga Itaguaí a Seropédica. O trecho, com 13,5 km de extensão, passa por uma intensa revitalização, promovida pelo Governo do Estado, que inclui o recapeamento total com 60 mil toneladas de asfalto, drenagem, a implantação de placas de sinalização e pontos de iluminação, além de ciclofaixa em toda a extensão. O investimento total é de R$ 93 milhões.

“A região é um promissor polo logístico em função de sua proximidade com o Complexo Portuário de Itaguaí e pela inserção do Arco Metropolitano. Essa obra de recuperação vai gerar maior desenvolvimento econômico local”, declarou Herbert Marques, presidente do DER-RJ.

Desejada há décadas pelos moradores e visitantes da região, a modernização da Reta é comemorada pela população. “Isso é um sonho pra gente, porque aqui sempre foi terrível. Devido aos buracos e muita lama, é impossível atravessar ou andar de bicicleta. Estou achando uma maravilha”, comentou Maria Brum, de 56 anos.

Laisa Fiúza, de 29 anos, que trabalha na lanchonete na beira da estrada, também está otimista. “São 20 anos em Seropédica vendo clientes e motoristas pararem aqui no borracheiro por causa dos buracos. Será muito bom, inclusive porque terá ciclovia, útil para quem mora e trabalha perto ou quer dar um passeio”, disse.

Revitalização do trecho é reivindicação antiga de moradores, comerciantes e usuários da rodovia (Divulgação / DER-RJ)

REFLEXOS NA ECONOMIA

Para o governador Cláudio Castro, a revitalização dará mais segurança aos motoristas e também terá reflexos positivos na economia.

“Esta obra tem forte impacto econômico. Com a elevação do movimento do Porto de Itaguaí, cresceu muito a circulação de cargas na região. Se a estrada está em boas condições, todo o custo da cadeia de transportes diminui, o que é fundamental para melhorar ainda mais o ambiente de negócios no estado”, explicou.

Durante as intervenções, também será realizada a restauração das interseções da RJ-099 com a BR-465 (antiga Rio-São Paulo) e BR-101 (Rio-Santos), dos viadutos e de duas pontes.

“É uma entrada estratégica para a região, por conta da questão logística. Há muitas empresas da área instaladas aqui e abastece o Porto de Itaguaí”, lembrou Uruan Andrade, secretário de Estado de Cidades.

Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!