sábado, janeiro 29, 2022
InícioItaguaíTeatro Municipal sedia evento sobre a História de Itaguaí

Teatro Municipal sedia evento sobre a História de Itaguaí

Pesquisadores, historiadores, diretores de escolas e estudantes se reuniram na manhã de quarta-feira (6), no Teatro Municipal de Itaguaí, para o V Encontro de Memória de Itaguaí. O evento tinha como objetivo resgatar a história da cidade através de palestras e debates.

A programação teve inicio com a execução dos hinos Nacional e de Itaguaí, em seguida, diretora de Marketing da Secretaria de Educação e Cultura, Léa Folena, a diretora da Casa de Cultura Marise Moreira de Brito, Valéria Teixeira e a subsecretaria de Cultura, Maria das Graças da Rocha Costa foram chamadas para compor a mesa diretora.

A historiadora, arqueóloga e coordenadora de cultura da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Lazer de Mangaratiba, Miriam Bondim, abriu o ciclo de palestras abordando o tema “São Francisco Xavier de Itaguaí – De Aldeia a Vila”, segundo a historiadora as regiões de Itaguaí, Mangaratiba e Angra dos Reis têm pontos em comum em sua história. “Foi muito difícil colonizar essa área. O movimento mais importante do Brasil contra a colonização foi a Confederação dos Tamoios, organizada pelo povo Tupinambá que teve Cunhambebe como maior líder e ele era dessa região. Por isso, o parque de Itaguaí, Mangaratiba e Angra dos Reis é em homenagem a esse grande líder que lutou contra a tomada de suas terras e a escravidão de seu povo”, explicou.

Cláudio Prado de Mello, diretor do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac-Sec-RJ), presidente do Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro e do Museu da Humanidade ministrou uma palestra sobre os contextos e potencialidades da arqueologia em Itaguaí.

O V Encontro de Memória contou ainda com a participação da Turismóloga e presidente da Associação de Empreendedores em Turismo das Serras Históricas do Piloto e do Mato (Assetur), Lucimary Kaiser, e do engenheiro agrônomo e vice-presidente da Assetur, Aloísio Alexandre Leite da Costa, que abordaram o tema “Turismo Cultural do Piloto ao Matoso”.

A última palestra do dia foi do assessor de Projetos Especiais da Subsecretaria de Cultura de Itaguaí, Eduardo de Almeida Vieira, que apresentou uma pesquisa histórica do século XVI ao XVIII.

O evento, realizado pela primeira vez em 2005, contou ainda com debates e apresentação da Orquestra Jovem de Itaguaí.

FOTO CHRISTIAN REIS
Público também assistiu a uma palestra sobre patrimônio cultural material e imaterial

VINICIO DA MATTA

Vinicio.damatta@jornalatual.com.br

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!