domingo, outubro 17, 2021
InícioItaguaíSubmarino Riachuelo quase pronto para ser entregue à Marinha

Submarino Riachuelo quase pronto para ser entregue à Marinha

Primeiro dos quatro submarinos modelo Scorpène brasileiro agora inicia testes para quando estiver submerso

Equipes da Itaguaí Construções Navais (ICN) concluíram recentemente o período de manutenção do Submarino Riachuelo (S40). Chamada de Ranae (Remise à Niveau Après Essais), a manutenção foi realizada no Main Hall do Estaleiro de Construção, e segundo a ICN durou pouco mais de dois meses. O ATUAL perguntou a data exata da conclusão do Ranae, porém não obteve resposta. O Ranae é uma manutenção completa realizada no submarino antes de sua entrega, quando todos os seus componentes serão revisados, corrigidos, ou, se for caso, até recuperados. O submarino Riachuelo agora se prepara para ser colocado no mar para os últimos testes antes do seu comissionado na Marinha do Brasil. As próximas avaliações serão de aceitação do sistema de sonar, o lançamento das armas e a medição de ruído para garantir a configuração de equipamento

Equipes da Itaguaí Construções Navais (ICN) concluíram recentemente o período de manutenção do Submarino Riachuelo (S40). Chamada de Ranae (Remise à Niveau Après Essais), a manutenção foi realizada no Main Hall do Estaleiro de Construção, e segundo a ICN durou pouco mais de dois meses. O ATUAL perguntou a data exata da conclusão do Ranae, porém não obteve resposta.

O Ranae é uma manutenção completa realizada no submarino antes de sua entrega, quando todos os seus componentes serão revisados, corrigidos, ou, se for caso, até recuperados.

O submarino Riachuelo agora se prepara para ser colocado no mar para os últimos testes antes do seu comissionado na Marinha do Brasil. As próximas avaliações serão de aceitação do sistema de sonar, o lançamento das armas e a medição de ruído para garantir a configuração de equipamentos e a melhor discrição do submarino quando estiver submerso.

O SUBMARINO RIACHUELO (S 40)

Primeiro de uma série de quatro submarinos convencionais, o Riachuelo (S 40) foi lançado ao mar em dezembro de 2018. Em novembro de 2019 foram realizadas as primeiras imersões estáticas do S 40 nas águas abrigadas da Baía de Sepetiba, a cerca de 4,5 milhas náuticas do Complexo Naval de Itaguaí.

Com a conclusão do Ranae, a ICN/Naval Group confirmará que a embarcação se encontra 100% apta para navegar nas águas da Amazônia Azul, conforme previsto pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).

Iniciado em 2008, o programa consiste em um acordo de transferência de tecnologia por meio de uma parceria estratégica entre o Brasil e a França, cujo objetivo é a construção, no país, de quatro submarinos convencionais e do primeiro submarino com propulsão nuclear da América Latina. O ambicioso programa brasileiro tem orçamento de US$ 8,9 bilhões.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!