Semana do MEI capacita microempreendedores de Mangaratiba
A Secretaria Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Mangaratiba em parceria com o Sebrae promoveram duas oficinas voltadas aos microempreendedores individuais na Semana do MEI. A primeira foi em Muriqui, na terça-feira (21) e a segunda na Praia do Saco, na quarta (22).
A abertura foi no Centro de Capacitação Profissional (Cecap), em Muriqui, e teve como tema “Sei controlar – Aumente seus lucros com controles financeiros simples”. A palestra foi o consultor Sérgio Justo. “O empresário tem que ser disciplinado. Cada centavo que entrar e sair tem que ser registrado. Tem que ser organizado. Essa oficina busca oferecer isso, como fazer o controle de caixa, de contas a pagar, de contas a receber, do fluxo. Nesse período de recessão recomendamos agregar valores, usar a criatividade. Isso tudo fará o negócio avançar”, disse o consultor.
O secretário da pasta Pedro Lemelle falou da importância das oficinas para os empresários da cidade. “O objetivo desse treinamento é trazer o máximo de conhecimento para os empresários para que consigam alavancar seus negócios. Com a crise no país muitos estão aderindo o MEI. O Sebrae nos ajuda a começar a entender, sustentar, desenvolver o negócio. Tenho certeza que a maioria sairá das oficinas com outra mentalidade e o serviços deles vão crescer. Isso gera mais economia para a cidade e o dinheiro circula aqui dentro”, destacou o secretário.
A vendedora de roupas e moradora de Muriqui, Irani Luiza Soares disse que estava prestes a desistir. “A oficina foi muito proveitosa. Fiquei muito motivada, disposta. Estava desanimada em relação em me lançar novamente ao mercado, mas diante da palestra foi muito bom pra mim, me esclareceu, aprendi pontos que eu não sabia. Não estava vendendo e não estava preocupada em fazer o pagamento mensal do MEI. Assim que entrar dinheiro vou me regularizar”, disse Luiza.
O segundo dia de oficina aconteceu na Faetec, na Praia do Saco, com o tema “Sei vender – Venda mais e melhor de forma simples”, com a consultora Nilzete Jorge, que fez questão de repassar a mensagem de que “a primeira coisa ao pensar em venda não é o dinheiro, mas sim no cliente, pois sem ele a mercadoria ou serviço não acontece. Identificar o cliente para depois pensar em dinheiro”.