quarta-feira, maio 18, 2022
InícioRio de JaneiroSebrae Rio e Eletrobras lançam projeto online de Encadeamento Produtivo

Sebrae Rio e Eletrobras lançam projeto online de Encadeamento Produtivo

Objetivo é proporcionar o aumento da competitividade e melhoria dos negócios da micro e pequena empresa

O Sebrae Rio e a Eletrobras lançaram online, no dia 19 de janeiro, o Programa de Desenvolvimento para Pequenas Empresas. O programa oferece às pequenas empresas do Estado do Rio de Janeiro oportunidades de capacitação e desenvolvimento, com a metodologia de Encadeamento Produtivo do Sebrae Rio, que tem como principal objetivo promover a inserção competitiva e a melhoria do desempenho dos pequenos negócios na cadeia de valor de grandes empresas, como a Eletrobras.

A capacitação tem duração de 12 meses e contém consultorias, cursos, oficinas, palestras, seminários e sessões virtuais de negócios. São, aproximadamente, 80 horas de atividades coletivas e individuais previstas por empresa.

O projeto tem por objetivo desenvolver 20 micro e pequenas empresas que pretendem ampliar os negócios e desenvolver melhorias na competitividade e produtividade das empresas envolvidas e da cadeia como um todo.

O gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae Rio, Renato Regazzi, ressaltou que a iniciativa será desenvolvida no âmbito da Estratégia Nacional Conexões Corporativas. “Esta estratégia está alinhada ao propósito e a visão do Sebrae de transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil”, comentou.

Na primeira etapa da parceria foi realizado o mapeamento da política de compras da Eletrobras, apontando possíveis oportunidades para maximizar as relações de fornecimento das micro e pequenas empresas junto à empresa, permitindo ao Sebrae elaborar um plano de ação para o desenvolvimento das MPE fornecedoras, por meio do portfólio de soluções do Sebrae.

O diretor de Gestão Corporativa e Sustentabilidade da Eletrobras, Luiz Augusto Figueira, também se pronunciou quanto à parceria e destaca a importância de oferecer oportunidades de treinamento aos fornecedores de menor porte. “É uma oportunidade não apenas para que se tornem mais competitivos e preparados, mas também para aumentar a oferta de empregos e geração de renda, buscando reduzir a desigualdade social que ainda é um enorme desafio para todos”, afirmou.

“O Programa de Desenvolvimento para Pequenas Empresas foi promovido pela Eletrobras para que este público tenha condições de realizar e ampliar seus negócios com melhor nível de produtividade, competitividade e sustentabilidade. Esperamos que seja um divisor de águas na história de cada uma das empresas participantes e que as direcione para caminhos de prosperidade”, disse.

CRITÉRIO DE SELEÇÃO

Serão selecionadas as MPE que atendam os critérios da Eletrobras e apenas aquelas que façam parte do seu Portal de Fornecedores;

A micro ou pequena empresa com faturamento anual de no máximo 4,8milhões de reais; Empresa sediada ou constituída no estado do Rio de Janeiro; Empresa com cadastro válido no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), ativo e acima de 1 ano.

Eletrobras – Controladora de grande parte dos sistemas de geração e transmissão de energia elétrica do Brasil por intermédio das subsidiárias Eletrobras CGT Eletrosul, Eletrobras Chesf, Eletrobras Eletronorte, Eletrobras Eletronuclear e Eletrobras Furnas. Além de principal acionista dessas empresas, possui metade do capital de Itaipu Binacional e controla também o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Eletrobras Cepel) e a Eletrobras Participações S.A. (Eletrobras Eletropar).

Sebrae Rio – O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae Rio) é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e a formalização de empresas, estimulando a geração de emprego e renda, utilizando programas específicos de desenvolvimento da cultura empreendedora e de capacitação empresarial. Com importante papel no crescimento econômico fluminense, desenvolve projetos de norte a sul do Estado do Rio de Janeiro.

Veja mais de:
Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!