quarta-feira, agosto 10, 2022
InícioItaguaíSaneamento Rural vai beneficiar várias cidades da região

Saneamento Rural vai beneficiar várias cidades da região

Inicia neste mês os trabalhos do Comitê Guandu com o consórcio Profill/TSA para levar saneamento rural às áreas rurais e periurbanas dos municípios pertencentes a Região Hidrográfica II – RH II(Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Paracambi, Piraí, Queimados, Rio Claro, Rio de Janeiro, Seropédica e Vassouras). Sob a supervisão e apoio técnico da AGEVAP, a iniciativa tem como objetivo o levantamento de dados geoespaciais e a elaboração do diagnóstico, da hierarquização e dos projetos básicos-executivos dos aglomerados rurais e periurbanos dos municípios pertencentes a RH II, visando melhorar a qualidade da água dos corpos hídricos dos municípios, reduzindo também as chances de contração de doenças oriundas da falta de saneamento básico (diarreia, leptospirose, etc).

O projeto irá diagnosticar as necessidades de esgotamento sanitário priorizando a universalização do atendimento e as alternativas mais adequadas ambiental e economicamente, hierarquizando ainda, por ordem de prioridades as áreas. Por fim, será elaborado o projeto básico e executivo com toda metodologia, custo e avaliação de impactos. Neste mês, os especialistas do Consórcio começam a realizar os levantamentos junto aos órgãos oficiais como o INEA e o próprio Comitê, para a execução do projeto.

A contratação, no valor de R$1.551.858,38, se deu por ato convocatório, similar a uma licitação, finalizado no dia 6 de novembro, que considerou técnica e preço.  Valor será pago pelo Comitê Guandu-RJ, sem contrapartidas. O recurso é proveniente da cobrança pelo uso da água, prevista na lei 9433/97.

Veja mais de:
Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!