Rubão nomeia secretariado
Prefeito Rubem Vieira lança Boletim Oficial exonerando e nomeando titulares do primeiro escalão logo após assumir a Prefeitura de Itaguaí
No mesmo dia em que assumiu a Prefeitura de Itaguaí, nesta quarta-feira (18), o prefeito Rubem Vieira, o Dr. Rubão (Podemos), publicou o Boletim Oficial nº 1.336 com um decreto exonerando sumariamente todos os secretários municipais, além do controlador-geral, procurador e presidente da Itaprevi, e portarias de nomeação dos novos ocupantes do primeiro escalão do governo.
Não houve surpresas nos nomes anunciados. A maioria dos indicados já ocupava as mesmas funções anteriormente. O destaque vai para Fábio Tavares Peleteiro Fernandes, efetivado na secretaria de Relações Institucionais está nomeado interinamente em outras três pastas de peso: Gabinete, Portos e Desenvolvimento Econômico.
Valter de Almeida Matos da Costa, o Valtinho, então vice-prefeito na gestão anterior de Rubão, agora comanda a secretaria de Ordem Pública e Limpeza Urbana, além das secretarias de Turismo e Esporte, interinamente.
Victor Soares Benezath passa a ser o novo secretário de Governo, mantendo interinamente a pasta de Administração, que chefiou no passado. Já Samuel Moreira da Silva, que na outra gestão respondia pelasecretaria de Licitações e Contratos, assume agora a de Saúde. A de Licitações passa a ser conduzida por André Ricardo Barroso, que já exerceu a função anteriormente.
Elisa Giovanna dos Santos Martins assume a de Planejamento e, interinamente, a da Mulher. Sua antiga função, a secretaria de Obras e Urbanismo, será agora exercida por seu ex-subsecretário, Paulo Cesar Rodrigues de Sá.
Na Procuradoria Geral e na Controladoria Geral, retornam Jenifer de Almeida Santos e Geraldo Gomes de Oliveira Filho, respectivamente. Nilce de Oliveira Nascimento Ramos também retorna à secretaria de Educação, assumindo interinamente a de Cultura. Já Jose Carlos da Silva Filho volta à de Transportes e Mobilidade Urbana.
Outros nomes que reassumem seus cargos são Shayene Figueiredo Barreto, que volta a assumir a secretaria de Meio Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal e, interinamente, a de Agricultura e Pesca; Micheli Sobral dos Santos, a de Assistência Social; Tiago de Almeida Silva, a pasta de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação e Fernanda Pereira da Silva, que retorna à presidência da Itaprevi.
Entre os novos nomes no secretariado de Itaguaí, estão Joab Pedro Dantas da Silva, nomeado para a secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito; Viviane Pacheco Luiz, na secretaria da Fazenda e Anderson de Oliveira, na de Eventos.
O retorno de Shayene Barreto
Entre os nomes escalados por Rubão, sem dúvida o que mais chama a atenção é o de Shayene Figueiredo Barreto, que volta a assumir a secretaria de Meio Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal. O cargo já foi ocupado por seu pai, Antônio Marcos Barreto, durante a gestão anterior de Rubem Vieira, e os dois chegaram a revezar a função na Prefeitura de Mangaratiba.
Pai e filha são alvos frequentes de críticas de empresários locais, desde os pequenos até os de maior porte. O motivo é o código ambiental implementado inicialmente em Mangaratiba, que exigia compensações ambientais consideradas, por muitos, impeditivas para novos negócios e ameaçadoras à saúde financeira de empresas que se viam obrigadas a arcar com altas taxas compensatórias.
Esse assunto parecia superado desde abril, quando o então prefeito interino Haroldo Jesus Rodrigues (PDT) revogou parte do código, agradando de forma direta à classe empresarial de Itaguaí. A versão mais recente da legislação ambiental havia sido articulada pelo ex-vereador Carlos Kifer, um dos poucos nomes do primeiro escalão que não retornaram ao governo de Rubão.
Carlos Kifer, pai do vereador Guilherme Farias, foi amplamente elogiado por sua atuação à frente da secretaria de Agricultura e Pesca, posto que ocupou durante todos os mandatos de Rubem Vieira e também na gestão interina de Haroldinho. Nesse período, chegou a comandar interinamente a pasta do Meio Ambiente, o que permitiu que promovesse a revisão no código ambiental tão desejada pelo setor produtivo.
Fica a dúvida: teria sido essa a razão pela qual Rubão não reconduziu Kifer à Agricultura e Pesca?
Com o retorno de Shayene Barreto, outras questões emergem: Rubão pretende reativar o código ambiental nos moldes anteriores? E, caso queira, a Câmara de Vereadores vai permitir o retorno da legislação que já havia sido revogada, sendo que a maioria dos parlamentares apoiou a mudança?
Com a palavra, Dr. Rubão.
LEIA AINDA
Antes da posse, Dr Rubão, agora prefeito, concede entrevista exclusiva ao Jornal Atual