Antes da posse, Dr Rubão, agora prefeito, concede entrevista exclusiva ao Jornal Atual
Em tom conciliador, prefeito segue para a sede da Prefeitura e assume o posto de chefe do Executivo municipal
Prefeito empossado, Rubem Vieira, o Dr Rubão (Podemos) afirmou, com exclusividade ao Jornal Atual, que, embora sua diplomação pela Justiça Eleitoral já garantia sua posse automática, ele fez questão de passar pela Câmara de Vereadores em um gesto de transparência e conciliação.
“Assumo em clima de paz, sem contendas. Vou à Câmara comunicar oficialmente a decisão judicial que formaliza meu retorno à Prefeitura”, declarou Rubão, reforçando seu compromisso com o diálogo e a legalidade.
A decisão judicial que validou a diplomação, não põe fim às disputas jurídicas, que deve seguir, ainda, pelo Supremo Tribunal Federal, que concedeu a liminar para que Rubão tomasse posse, e no Tribunal Superior Eleitoral, onde o prefeito enfrenta o processo de inelegibilidade devido a interpretação da Justiça Eleitoral que ele estaria em busca do terceiro mandado consecutivo, o que veda a Constituição Federal.
Rubão assume compromisso com gestão transparente e diálogo com a Câmara
Momentos antes da posse, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (18), no saguão da entrada da Câmara, num ato simbólico, sem a presença de nenhum vereador, Rubão falou com exclusividade ao Jornal Atual.
Sobre a Expo e continuidade de projetos
Questionado sobre a realização da tradicional Expo Itaguaí, Rubão foi enfático ao afirmar que respeitará os acordos já estabelecidos, desde que estejam em linha com os interesses da população.
“Vamos avaliar como está a organização. Se tudo estiver pronto, como acreditamos que estava em nossa gestão anterior, obviamente vamos respeitar. Mas primeiro preciso ter todas as informações após a posse”, declarou o prefeito.
Compromisso com a população
Ao ser questionado sobre seu recado aos itaguaienses, Rubão foi direto: “A população pode ter certeza: eu disse que voltaria e voltei. Agora vou fazer o que fui eleito para fazer – cuidar da nossa cidade”.
Relação com a Câmara
Sobre eventuais atritos com o Legislativo, o prefeito foi categórico: “Nenhuma relação abalada. A Câmara cumpriu seu papel, respeitamos isso, e agora seguimos com cada um fazendo sua parte – eles legislando e nós trabalhando no Executivo”.
Gestão de transparência
Rubão destacou que, embora sua posse já estivesse garantida pela decisão judicial da juíza Bianca (que acompanhou o ministro Dias Toffoli), fez questão de comunicar pessoalmente o Legislativo: “Por respeito, vim aqui comunicar antes de assumir a Prefeitura”.
O prefeito não confirmou se seria recebido pelo presidente da Câmara, mas afirmou que seria uma honra caso ocorresse.
Com a posse formalizada, a equipe de Rubão já inicia os trabalhos retomando imediatamente as atividades administrativas.
A população aguarda agora as primeiras medidas concretas da nova gestão.
ASSISTA A ENTREVISTA AQUI.
LEIA MAIS
Rubão é diplomado ao lado do vice, Júnior do Sítio
Tóffoli determina posse imediata de Rubão
CONTEÚDO CORRIGIDO
Correção: Em uma versão anterior desta matéria, indicamos erradamente o nome no Supremo Tribunal Federal como Superior e acrescentamos no final do mesmo parágrafo a informação de que a inelegibilidade se trata do entendimento do terceiro mandato consecutivo. Antes não destacávamos a palavra ‘consecutivo’.