segunda-feira, janeiro 17, 2022
InícioDestaqueRenato Regazzi, do Sebrae RJ, participa da Rio Innovation Week

Renato Regazzi, do Sebrae RJ, participa da Rio Innovation Week

Colunista do ATUAL faz palestras no evento sobre inovação mais importante da América Latina

Gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae Rio e colunista do jornal ATUAL, Renato Regazzi há muito está envolvido com a criação de oportunidades advindas da abordagem econômica que se concentra no mar como fonte de recursos. Sua experiência nos esforços do Sebrae RJ para mobilizar uma cadeia de agentes com interesses em comum e que têm no mar uma confluência de possibilidades o coloca como um dos especialistas na criação e dinamização de Polos e Clusters. E é justamente a partir dessa experiência que ele realiza duas palestras no Rio Innovation Week, o mais importante evento sobre inovação da América Latina, que acontece de forma presencial no Jockey Club da capital do RJ entre os dias 13 e 16 de janeiro.

“A inovação é a porta de saída das crises econômicas e sociais. É o futuro promissor e de grandes oportunidades para o nosso país”, afirma Regazzi, que tem fortes ligações com Itaguaí e região, justamente porque ele entende que a cidade e suas potencialidades encontram no Polo Tecnológico do Mar da Baía de Sepetiba uma vocação e, ao mesmo tempo, um imperativo econômico.

Unir os agentes econômicos em uma cadeia produtiva que beneficie todos e, de quebra, gere riqueza para os municípios é um compromisso que o Sebrae Rio abraçou e que, por meio de diversas ações, mantém aceso. Tem sido notório o empenho do Sebrae Rio, principalmente no que diz respeito a promover negócios entre grandes produtores e pequenos e locais fornecedores: a tal cadeia produtiva. Muitas vezes, por falta de um conceito, empresas-âncora da economia estadual não se relacionam com startups ou empreendedores nas cidades fora da capital. É aí que entra a ideia de Polo e de um agente que faça a liga para que se unam os elos: no caso, esse agente é o Sebrae RJ.

BAÍA DE SEPETIBA

O tema da palestra de Regazzi, que fala no evento na quinta-feira (13), ao meio-dia, é justamente sobre essa experiência que tem unido em um mesmo contexto players (empresas atuantes) no entorno da Baía de Sepetiba, fonte importante de recursos de diversos tipos, como pesquisas científicas, pesca e produtos derivados, turismo etc. Trata-se do Polo Tecnológico da Baía de Sepetiba. Regazzi vai contar um pouco da história do Polo, quais são os avanços e potencialidades, o que é e qual é a importância da abordagem pela Economia do Mar, que benefícios econômicos e sociais podem surgir a partir da Amazônia Azul e qual tem sido o trabalho do Sebrae RJ na condução e na consolidação do Polo. Ele anunciou na plataforma Linkedin que estará acompanhado de executivos da Itaguaí Construções Navais, da mineradora Vale e do Porto Sudeste, três dos principais players do Polo e que contribuem muito para a economia da região, em especial, de Itaguaí.

Polo da Baía de Sepetiba é o tema de uma das palestras de Regazzi no evento, organização que reúne players na região que compreende Itaguaí, umas das principais cidades que se beneficia dos resultados econômicos do Polo (Foto: Agência Brasil)

No dia 14 (sexta-feira) às 10 horas, Renato Regazzi volta à Rio Innovation Week com outro tema: Inovação Aberta, com gestores e especialistas do Sebrae/Na e representantes de grandes, médias e pequenas empresas que fazem sucesso na geração de inovações ao longo das suas cadeias produtivas. “Vou falar sobre o movimento Catalisa Corp, parceria por meio da inovação entre grandes, médias e pequenas empresas”, anuncia ele.

Inovação, aliás, é um dos “mantras” do Sebrae Rio. Regazzi tem repetido que apostar na inovação para criar e manter atuantes as cadeias produtivas faz com que todo mundo ganhe. “Por meio da inovação, é possível encontrar soluções inventivas, menos dispendiosas, mais efetivas e ainda por cima incentivar pequenos empreendedores ansiosos em contribuir para a geração de lucro e desenvolvimento local”, explica o gerente do Sebrae RJ.

500 STARTUPS

Durante o Rio Innovation Week, o Sebrae levará, de forma gratuita, mais de 500 startups de todo o país para participar do encontro e expor seus produtos. Além disso, a instituição terá 44 atrações e 110 palestrantes no palco Sebrae Like a Boss voltadas para projetos inovadores, com assuntos voltados para sustentabilidade, negócios de impacto social, turismo, economia e inovação.

Durante os quatro dias de evento, o empreendedor receberá do Sebrae RJ os melhores conteúdos sobre inovação. A instituição também disponibilizará atendimento presencial no local, com profissionais especializados da sua rede de atendimento para orientar, informar e tirar dúvidas sobre soluções inovadoras, que podem ser aplicadas na gestão das empresas, além de transmitir novos conhecimentos para o empreendedor ou para quem pretende abrir um negócio.

Composição artística do local da Innovation Rio Week: muitas oportunidades de negócios em evento inédito na capital do RJ e voltado para inovação, com muitas palestras e atividades (Reprodução Internet)

“A recuperação da economia brasileira passa pelos pequenos negócios e a inovação será a maior ferramenta propulsora neste momento tão importante. Levar startups de todo país para participar de um evento como o Rio Innovation é criar conexão e oportunidade para ampliar mercados e captar investimentos, destaca o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

“O evento é uma grande oportunidade de aproximar os empreendedores de inovação com os maiores investidores, corporações e especialistas do mercado. Esse é um momento de retomada para o nosso estado. O Rio de Janeiro sempre foi um celeiro de empresas inovadoras. As principais universidades nessa área estão aqui, além dos principais centros de pesquisas do país. Trazer o pequeno negócio para eventos desse porte, cria e promove um ambiente com possibilidades de crescimento dessas empresas”, reforça o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga.

ATIVIDADES E PARCERIAS

No pavilhão SdP Summit, haverá atividades promovidas pelo Sebrae durante todos os dias, entre 10h e 19h, com destaque para o lançamento da parceria entre a instituição e a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), que vai atender às empresas de base tecnológica que desejam implementar processos inovadores em seus negócios, mas ainda não têm recursos disponíveis. O contrato vai proporcionar o investimento necessário para esse processo de desenvolvimento das empresas ou startups.

Outro ponto alto da programação nesse espaço será o anúncio de outra parceria entre Sebrae e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que vai disponibilizar uma linha de crédito específica para empresas de base tecnológica e startups, com taxas de juros extremamente competitivas no mercado, para desenvolvimento de inovação.

Desde 2012, o Sebrae possui uma atuação estruturada com startups, por meio da realização e apoio de diversas iniciativas. A instituição ainda oferece cursos online e gratuitos, conteúdos rápidos sobre startup, oportunidades de conexão com programas nacionais de apoio a startups com foco em três grandes eixos: capacitação, conexão e fortalecimento do ecossistema para que os empreendedores consigam superar seus desafios e evitar os erros mais comuns.

SOBRE O EVENTO

O Rio Innovation Week é um evento inédito para agentes econômicos do varejo, empreendedorismo e inovação – empreendedores, investidores, executivos e representantes do governo compartilharem experiências e conhecimento em debates e apresentação de novas estratégias para os negócios, o futuro das profissões e da educação, a fim de impulsionar negócios, ideias e startups.

O evento ocupa 40 mil metros quadrados do Jockey Club, na Gávea. São 12 palcos simultâneos, mais de 500 palestrantes, mil startups e incubadoras fomentando negócios, mais de 190 expositores com inovações e soluções para os setores, 15 bootcamps (treinamentos intensivos) setorizados, mentorias, exposições, descarte de lixo eletrônico, workshops, networking e muitos negócios.

Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!