Reforço na campanha de vacinação contra sarampo e pólio
MOBILIZAÇÃO A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro lançou na quinta-feira (12) a campanha “Tchau Sarampo, Tchau Pólio”, que visa reforçar a necessidade da vacinação durante a infância e prorrogar a imunização contra as duas doenças no Estado do Rio de Janeiro. As crianças entre um ano e menores de cinco anos terão até o sábado (22) para serem imunizadas contra a poliomielite e o sarampo. Nesta data, o Estado, em parceria com os municípios que não atingiram a meta de cobertura, vai promover um novo Dia D.
Até a última quarta-feira (12), durante a campanha nacional, a cobertura no estado é de 79% contra a poliomielite e de 80% contra o sarampo. O objetivo é que 95% do público-alvo sejam imunizados. Todas as crianças de um ano a cinco anos incompletos devem se vacinar, mesmo que já tenham duas doses da vacina.
Durante o Dia D, a Secretaria de Saúde vai contar também com a parceria do Corpo de Bombeiros, que abrirá alguns dos quarteis para ajudar na imunização.
Mangaratiba na campanha
O município de Mangaratiba é um dos que terão o dia D no sábado (22). A imunização poderá ser feita nas unidades de saúde de Itacuruçá, Muriqui, Ranchito, Jacareí, Ibicuí, Centro e Águas Lindas (ilha).
Sobre as vacinas
Seguindo o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, a recomendação para a proteção contra a poliomielite é de 3 doses da VIP (Vacina Inativada Poliomielite) até 1 ano de idade. A partir de um ano de idade até menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP (Vacina Oral Poliomielite), a gotinha. Sobre o sarampo, essas crianças também receberão uma dose da vacina Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinados nos últimos trinta dias.
A proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses. Devem ser vacinadas as crianças a partir de um ano e 4 anos 11 meses e 29 dias, mesmo que já tenham duas doses.