Receita Federal e UFRRJ promovem inclusão digital na Ilha da Marambaia

Ação leva tecnologia e cidadania à comunidade quilombola com minicomputadores transformados a partir de TV Box apreendidos

A comunidade da Ilha da Marambaia, em Mangaratiba, receberá, nesta sexta-feira (30), uma importante ação de inclusão digital e educação tecnológica. A iniciativa é resultado da parceria entre o Programa Receita Cidadã, da Receita Federal, e o Projeto 3Rs, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que juntos doarão kits de informática compostos por monitor, teclado, mouse e minicomputador.

Fachada da Escola Municipal Levy Miranda
A entrega dos kits de inclusão digital será realizada na Escola Municipal Levy Miranda, localizada na comunidade da Ilha da Marambaia (FOTO ARQUIVO ATUAL)

Os computadores foram convertidos a partir de aparelhos receptores de IPTV apreendidos, popularmente conhecidos como TV Box, que foram transformados em equipamentos funcionais pelos estudantes e professores do Projeto 3Rs. A ação acontecerá na Escola Municipal Levy Miranda, onde parte dos kits será instalada no laboratório da unidade. O restante será destinado às famílias da comunidade, com prioridade para aquelas com crianças matriculadas no Ensino Fundamental II.

Além do hardware, os minicomputadores incluem softwares livres, como navegador de internet, LibreOffice, jogos educativos e uma curadoria de eBooks com foco na valorização da cultura quilombola. Um destaque é o protótipo de um jogo de cidadania fiscal criado por estudantes do projeto.

Minicomputador doado à comunidade da Ilha da Marambaia pelo Projeto 3Rs da UFRRJ
Minicomputador doado à comunidade da Ilha da Marambaia pelo Projeto 3Rs da UFRRJ, em parceria com a Receita Federal, exibindo jogo educativo de cidadania fiscal desenvolvido por estudantes (FOTO RECEITA FEDERAL)

Programação

A programação do dia contará com oficina de impressão 3D, capacitação para professores e atividades lúdicas para as crianças da comunidade.

Segundo os organizadores, a ação visa democratizar o acesso à tecnologia e dar novo propósito a mercadorias apreendidas, promovendo um impacto social positivo e sustentável. Também representa uma experiência prática de formação cidadã e técnica para os estudantes da UFRRJ, incentivando valores de responsabilidade social, sustentabilidade e transformação social.

Sobre os projetos

Projeto 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Ressignificar.

Coordenado pela UFRRJ, o projeto transforma materiais descartados ou apreendidos em soluções sustentáveis para educação e inclusão digital.

Programa Receita Cidadã.

Iniciativa da Receita Federal que dá destino social e sustentável a mercadorias apreendidas, promovendo impacto positivo em comunidades por meio da doação de bens reaproveitados.

Leia mais: Projeto + Saúde oferece serviços nesta quarta-feira (28) em Itacuruçá


*Texto produzido com base em release enviado pela Receita Federal – Seção de Comunicação Institucional e Cidadania Fiscal (SACIN) – 7ª Região Fiscal (RJ/ES).

Welington Campos

Welington Campos é jornalista profissional. Tem formação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Exerce a função de subeditor do Jornal Atual, onde atua desde sua fundação em 2001.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com