Professores protestam por 13º em Seropédica

Manifestação nesta segunda-feira (23) mobiliza centenas de profissionais da Educação e cobram do prefeito respeito à classe

Polêmica pública na administração pública em Seropédica relacionada ao magistério. É essa a situação que envolve o governo do prefeito Professor Lucas nas proximidades do término de seu primeiro mandato, quando enfrenta outra situação embaraçosa. Dessa vez o problema está relacionado aos professores, que protagonizaram uma onda de protestos contra o não pagamento do 13º salário e a falta de diálogo com o prefeito e, também, com o secretário municipal de Educação.

Um grupo de manifestantes saiu às ruas nesta segunda-feira (23), munido de apitos, cartazes e panfletos, para protestar. Eles repetiam expressões que deram a exata dimensão do clima de tensão que os episódios geraram. “Prefeito, ladrão, roubou a educação! Eh, caloteiro!”, gritavam alguns deles, em meio aos protestos nos quais profissionais erguiam cartazes igualmente críticos ao chefe do Executivo seropedicense. “Professor que está prefeito e não respeita professor, não merece respeito”, estampava um deles. “Queremos nosso décimo”, acentuava outro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja o vídeo da manisfestação em Seropédica:

Autoridades sem respostas

O professor Reynaldo Gama estava entre os manifestantes. Ele disse ao Atual que além da briga pelo pagamento do 13º salário, os educadores querem a garantia de que os futuros salários, hoje pagos regularmente, no futuro não sofram atrasos, como o que hoje atinge o salário extra de final de ano. Trata-se de uma promessa difícil de ser obtida na atual conjuntura, pois, segundo o professor Reynaldo, nem o prefeito Professor Lucas e nem o secretário de Educação, Marciel Falcão Pequeno, respondem aos apelos do professorado local.

Expectativas quanto a explicações nas redes sociais

Na crença de que o prefeito está ausente da cidade, os manifestantes aguardavam pelo menos uma manifestação do Professor Lucas pelas redes sociais. Imaginavam que ele agiria como é comum ele fazer quando o assunto é de seu interesse pessoal. “A gente buscou contato através das redes sociais, mas ninguém respondeu. Ninguém consegue falar com o prefeito, e ele em nenhum momento foi às redes sociais para nos dar uma posição”, salientou o professor Reynaldo. O Atual entrou em contato com o secretário municipal de Comunicação e Eventos, Alexandre Rafael Ferreira da Silva, para saber se a Prefeitura de Seropédica emitiria algum comunicado sobre o assunto, mas o secretário se limitou a dizer que “a princípio, não”.

Promessa de protestos no dia da posse

O professor Reynaldo também antecipou ao Atual que a categoria vai continuar em busca de um diálogo com o prefeito. Caso não seja bem sucedida nesse propósito, a ideia é promover um novo ato público no dia da posse, para cobrar o direito a que faz jus, de acordo com a convenção trabalhista dos servidores municipais de Seropédica.  

Renato Reis

Renato Reis é bacharel em Comunicação Social, graduado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho e atua como editor da edição digital do Jornal Atual.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com