sábado, junho 25, 2022
InícioCultura/DiversãoPrêmio Rio de Contos chega a sua 3ª edição com oportunidade para...

Prêmio Rio de Contos chega a sua 3ª edição com oportunidade para todo o estado

Inscrições para selecionar novos talentos literários no Rio de Janeiro vão até o dia 30 de junho

Com oportunidade para novos talentos literários do estado do Rio de Janeiro, o Prêmio Rio de Contos 2022 entra na sua 3ª edição, que foi lançada no dia 26 de maio num evento para convidados na Casa de Cultura Laura Alvim. A abertura contou com a apresentação de um grande talento da música brasileira, o compositor, cantor e violonista brasileiro Geraldo Azevedo.

As inscrições vão até 30 de junho com o mesmo compromisso das edições anteriores:  diversidade, fomento à literatura fluminense, estar dentro de diretrizes de inclusão que pedem equilíbrio entre homens e mulheres, como também de negros e brancos, pessoas das mais diversas idades e narrativas LGBTQIA+.  Lembrando que os selecionados são pessoas do interior do estado, da Baixada, do Leste Fluminense e de todas as zonas da capital carioca.

LANÇAMENTO

O livro dos 25 selecionados da 1ª edição do prêmio acabou de ser lançado com toda pompa e circunstância no LER – Salão Carioca do Livro, realizado no Pier Mauá entre 09 e 15 de maio. Os selecionados da 2ª edição seguem no investimento em talentos proposto pelo prêmio que inclui curso de escrita criativa com Claudia Chigres da PUC-Rio, curso de literatura com Leonardo Tonus da Sorbonne Paris, aula magna de língua portuguesa com Pasquale Cipro, encontro com um autor consagrado e mentorias individuais para o amadurecimento e reescrita dos textos selecionados com Bárbara Cortese Caldas, para serem lançados na próxima publicação do prêmio.

“Com o primeiro livro lançado, uma bela edição com qualidade literária da qual podemos nos orgulhar, nossa meta agora é chegar aos leitores, nas universidades, nos institutos de educação, nas livrarias, para que a população do estado do RJ como um todo leia o que está sendo produzido de literatura aqui agora. O Prêmio Rio de Contos chega à sua 3ª edição com musculatura, com pleno potencial de se tornar uma vitrine para o Brasil”, diz Bárbara Cortese Caldas, idealizadora e realizadora do prêmio.

Nas primeiras duas edições, o prêmio recebeu mais de mil inscrições vindas de 50 municípios, ou seja, de mais da metade do RJ, e de todas as regionais do estado, desde a Costa Verde até o Norte Fluminense, tendo já selecionado escritores e escritoras de 15 municípios do RJ.

O Prêmio Rio de Contos é realizado numa parceria entre a FUNARJ, a LER – Salão Carioca do Livro e a Mater Produções.

Os interessados podem se inscrever elo seguinte link: https://www.lersalaocarioca.com.br/premioriodecontos/

Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!