Prefeitura de Mangaratiba cria gabinete especial para enfrentar crise hídrica
Medida visa garantir o abastecimento de água e serviços essenciais à população durante o período de estiagem
A Prefeitura de Mangaratiba, na Costa Verde, decretou Situação de Emergência devido à grave estiagem que afeta o município e à consequente queda no volume dos reservatórios de água. A decisão foi tomada pelo prefeito Alan Bombeiro, que também instituiu um Gabinete de Crise para coordenar as ações externas ao enfrentamento do problema, com o objetivo de garantir o abastecimento básico e a prestação de serviços essenciais à população.
O decreto, que entrou em vigor nesta quarta-feira, 11 de setembro, prevê a validade da emergência por um prazo inicial de 90 dias. Durante esse período, o Gabinete de Gerenciamento de Crise e de Avaliação de Danos (GGCAD), coordenado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e com a participação de membros das secretarias municipais e da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), adotará as ações de resposta à situação de emergência.
Leia Mais…..https://jornalatual.com.br/cedae-atribui-falta-de-agua-em-mangaratiba-a-estiagem-prolongada/
Entre as medidas a serem adotadas pelo GGCAD estão a contratação emergencial de serviços e insumos necessários para mitigar a crise e garantir a distribuição de água à população. Além disso, poderão ser emitidas licenças e autorizações ambientais emergenciais para coleta de recursos hídricos, de forma a garantir o abastecimento em situações críticas.
A ação imediata do município busca minimizar os impactos da estimativa e evitar o colapso nos serviços essenciais. A crise hídrica na região já afeta diversos setores, e a expectativa é que as ações de resposta consigam amenizar os danos.