CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Cedae atribui falta de água em Mangaratiba à estiagem prolongada

Companhia alega baixa nos mananciais, mas moradores sofrem com infraestrutura deficiente

A Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae) divulgou, nesta quinta-feira (5), uma nota oficial atribuindo à estiagem prolongada na região da Costa Verde a principal causa da interrupção no abastecimento de água em Mangaratiba.

De acordo com a empresa, a seca afetou drasticamente os mananciais que abastecem a cidade, comprometendo os sistemas de captação e distribuição, que agora operam com capacidade reduzida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A falta de água afeta diretamente os moradores de Mangaratiba e parte de Itaguaí, cujos sistemas de abastecimento também registram baixo desempenho. No entanto, a crise hídrica expõe um problema maior: a falta de investimentos no setor ao longo dos anos.

A infraestrutura, que já se encontra defasada, não acompanhou o crescimento populacional dessas cidades, tornando os moradores reféns de um sistema obsoleto e incapaz de atender à demanda atual.

Na nota, a Cedae pede à população de Mangaratiba que economize água durante o período de estiagem e informa que um esquema especial de caminhões-pipa foi organizado para garantir o abastecimento em serviços essenciais, como hospitais, unidades de saúde e escolas.

Além disso, a concessionária Rio+Saneamento, responsável pela distribuição de água em Itaguaí, já foi comunicada sobre a situação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a zona oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Inegavelmente a estiagem nos meses de agosto e setembro é evento previsível sendo que o problema do abastecimento precário se repete todos os anos na região. Por outro lado, a titularidade do serviço é do Município que conta apenas com a colaboração da CEDAE através de um convênio. Desse modo, uma prefeitura rica como Mangaratiba pode e deve investir na estrutura voltada para o saneamento, quer seja através de novas tubulações, aumentando a capacidade dos reservatórios e até mesmo elaborando projetos de transposição de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com