CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Prefeitura de Itaguaí inicia capacitação de profissionais da saúde

A Prefeitura de Itaguaí promoveu na manhã desta terça-feira (14) a cerimônia de abertura do Projeto Aprimora ESF Itaguaí, projeto inédito da Secretaria Municipal de Saúde, no Teatro Marilu Moreira. A proposta visa atingir melhores níveis de saúde e qualidade de vida da população por meio da educação sistematizada voltada para profissionais das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O evento teve a presença do prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira, acompanhado do secretário de Saúde, Carlos Eduardo Zóia. Além deles, houve a participação, através de vídeo, da superintendente de atenção primária à saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Thaís Severino da Silva, e da pesquisadora e coordenadora-adjunta da residência multiprofissional em saúde da família da ENSP/Fiocruz, Ana Laura Brandão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FOCO NA ATENÇÃO BÁSICA

A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS), e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica. O objetivo é ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade do serviço público.

Outro ponto importante é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional composta por, no mínimo: (I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; (II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e (IV) agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com os organizadores, serão capacitadas um total de 20 equipes, algo em torno de 220 profissionais em aproximadamente 100 oficinas. A previsão inicial de duração é de quatro meses, porém o processo de capacitação e monitoramento é continuo, não havendo um tempo determinado para ser finalizado.

A capacitação irá contemplar 19 módulos em três eixos temáticos. No entanto, novos módulos poderão ser incorporados nesta mesma metodologia de trabalho, uma vez que solicitados pelas equipes.

1) Princípios e diretrizes

– Mudança do paradigma de Atenção à Saúde e Princípios e Diretrizes do SUS e da APS;

– ESF: Princípios e diretrizes. Atribuições gerais e específicas dos profissionais;

– Processo de trabalho: acolhimento, cuidado humanizado, clínica ampliada, reunião de equipe e coordenação do cuidado;

– Redes de atenção à Saúde: Conhecendo a Rede de Itaguaí;

– Diagnóstico e Mapeamento do território, comunidade e famílias. Visitas domiciliar: abordagens teóricas e práticas.

2) Linhas de cuidado:

– Urgência e emergência na atenção primária;

– Saúde materna, neonatal e lactante e da mulher;

– Saúde da criança (com foco a cobertura vacinal);

– Cuidado em DCNT (com foco em hipertensão);

– Cuidado em DCNT (com foco em diabetes);

– Epidemiologia;

– Atenção psicossocial.

3) Sistemas de informação

– Cadastramento CAD SUS BPA (nível médio);

– BPA (nível superior);

– Prontuário eletrônico (médicos);

– Prontuário eletrônico (enfermeiros);

– Prontuário eletrônico (dentistas);

– Prontuário eletrônico (técnicos de enfermagem).

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com