sábado, junho 25, 2022
InícioDestaquePrefeitura de Itaguaí fecha acordo com a Pesagro para desenvolvimento rural

Prefeitura de Itaguaí fecha acordo com a Pesagro para desenvolvimento rural

Pesquisa agropecuária e para fruticultura são destaques da parceria inédita

A Prefeitura de Itaguaí assinou na segunda-feira (23) um acordo de cooperação técnica com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro). A vigência inicial prevista é de dois anos, iniciada em uma reunião de planejamento das ações ocorrida este mês. Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, a iniciativa é pioneira e consiste em estabelecer uma parceria agropecuária entre empresa e o município focada no estimulo à economia e desenvolvimento rural. Além disso, o acordo prevê pesquisa agropecuária aplicadas nas áreas de fruticultura, em especial a bananicultura, cultivos agroecológicos e sanidade animal.

O prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira (Podemos), comemorou a parceria: “O nosso município é um grande produtor de bananas. Queremos dar mais condições de trabalho aos produtores, fomentando esse setor de vital importância para a nossa economia. É a nossa missão buscar o apoio técnico para que essa atividade cada vez mais se desenvolva, gere mais receitas e empregos”, destacou.

PESQUISA e ANÁLISES TÉCNICAS

O diretor técnico da Pesagro, Sílvio Galvão, comentou que a parceria é fruto de um trabalho que se iniciou com aproximação do município com a empresa através de análise de solo e de qualidade da polpa da banana, visando subsidiar o projeto local de identidade geográfica do fruto no município.

“Queremos, sobretudo, estabelecer uma integração com outros municípios produtores da banana no Estado do Rio de Janeiro, de modo a promover o intercâmbio tecnológico na área de produção e processamento da banana”, explicou Galvão.

Segundo ele, ao longo do período de vigência há previsão para diversas ações, dentre elas: pesquisa, visitas técnicas aos agricultores da cidade, participação em eventos regionais agropecuários, minicursos e palestras técnicas, além de análise de solo e água para produtores rurais e agroindústria local.

Veja mais de:
Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!