segunda-feira, outubro 18, 2021
InícioPoderPrefeito obrigado a explicar fechamento do Cras Brisamar

Prefeito obrigado a explicar fechamento do Cras Brisamar

Por oito votos a sete, Câmara de Itaguaí aprova requerimento de informação cobrando explicações sobre mais um desatino administrativo de Charlinho A polêmica sobre o fechamento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Brisamar, no bairro Somel, ganhou mais um capítulo durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Itaguaí (CMI) desta quinta-feira (24). Sem obter resposta da Secretaria Municipal de Assistência Social, o vereador Ivan Charles (PSB) apresentou um requerimento de informação cobrando do prefeito Carlo Busatto Júnior (MDB), o Charlinho, esclarecimentos sobre o fechamento da unidade. Por oito votos favoráveis e sete contrários, o expediente legislativo foi aprovado. Na cruzada pela aprovação do requerimento, o vereador Ivan Charles usou a tribuna para ressaltar a importância dos questionamentos, no senti

Por oito votos a sete, Câmara de Itaguaí aprova requerimento de informação cobrando explicações sobre mais um desatino administrativo de Charlinho

A polêmica sobre o fechamento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Brisamar, no bairro Somel, ganhou mais um capítulo durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Itaguaí (CMI) desta quinta-feira (24). Sem obter resposta da Secretaria Municipal de Assistência Social, o vereador Ivan Charles (PSB) apresentou um requerimento de informação cobrando do prefeito Carlo Busatto Júnior (MDB), o Charlinho, esclarecimentos sobre o fechamento da unidade. Por oito votos favoráveis e sete contrários, o expediente legislativo foi aprovado.

Na cruzada pela aprovação do requerimento, o vereador Ivan Charles usou a tribuna para ressaltar a importância dos questionamentos, no sentido de esclarecer o real motivo do fechamento do Cras Brisamar. “O requerimento de informação é um pedido feito à gestão municipal para que forneça informações públicas, quando estas não estejam já disponibilizadas. Todos os atos do Poder Executivo devem ser informados previamente à população, que tem o direito à informação”, justificou o parlamentar.

Líder do governo na CMI, o vereador Sandro da Hermínio (Avante) bem que tentou blindar o prefeito Charlinho, evitando que atendesse a mais um compromisso com a população. Antes mesmo da colocação do documento em votação, Sandro da Hermínio leu um relatório que, segundo ele, foi apurado junto ao secretário interino de Assistência Social, Wagner D’Almeida, relatando os motivos que levaram ao fechamento da unidade. Para o vereador Ivan Charles e os vereadores de oposição, no entanto, o documento não informava, por exemplo, o início e o término da reforma na unidade; de quanto seria o orçamento para realização da obra; se houve licitação; e o porquê o fechamento da unidade não foi divulgado com antecedência, principalmente para os usuários.

Além de criticarem a sonegação de informações essenciais à compreensão do problema, os vereadores comprometidos com a transparência também observaram que o documento apresentado pelo líder do governo sequer estava assinado. “O governo fecha um prédio e não dá satisfação alguma à população. E mais, não há qualquer placa de informação sobre a reforma. Cadê a licitação dessa obra?”, questionou Ivan Charles.

Conversão de tradicional aliado surpreende

Depois de um embate que durou mais de uma hora, envolvendo a base governista e a oposição, o requerimento foi colocado em votação. Para surpresa da oposição e do público que acompanhava a sessão, o vereador Noel Pedrosa (Avante), habitual aliado do governo, votou a favor do expediente. Por oito votos favoráveis e sete contrários, o pedido foi aprovado. Com isso, o Poder Executivo fica obrigado a responder às indagações num prazo de até 15 dias. “Teremos as devidas respostas aos questionamentos que a população clama para saber”, comemorou o vereador Ivan Charles.

No requerimento aprovado, o vereador Ivan Charles quer saber quais os motivos reais do fechamento do Cras Brisamar e se a instituição foi fechada para reforma, onde serão atendidos os usuários vinculados à instituição, por que não houve a informação prévia desse ocorrido aos usuários, por que não se disponibilizou nos meios oficiais de comunicação todas as informações necessárias para alertar a população sobre o fechamento do Cras, durante que período a unidade permanecerá fechada, com data inicial, final e reabertura, dentre outros questionamentos.

FOTO WELINGTON CAMPOS
PARA SURPRESA geral, dessa vez Noel Pedrosa virou a casaca, mas felizmente em favor do povo
Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!