PortosRio anuncia dragagem emergencial no Porto de Itaguaí

Medida vai restabelecer a navegabilidade e eliminar restrições operacionais impostas ao canal de acesso da Baía de Sepetiba

A PortosRio anunciou a realização de uma dragagem emergencial no canal de acesso ao Porto de Itaguaí ainda em 2025. O comunicado foi feito pelo diretor-presidente da companhia, Flavio Vieira, durante o II Fórum de Acessibilidade Marítima da Baía de Sepetiba, realizado no último dia 15, no Hotel Mont Blanc Resort, em Itacuruçá, Mangaratiba.

O diretor-presidente da PortosRio, Flavio Vieira, durante apresentação
O diretor-presidente da PortosRio, Flavio Vieira, durante apresentação no II Fórum de Acessibilidade Marítima da Baía de Sepetiba (FOTOS PORTOSRIO)

O evento, promovido pelo Sindicato dos Operadores Portuários do Porto de Itaguaí (Sindopita), reuniu autoridades e representantes do setor para discutir desafios e projetos estratégicos da região, além de marcar os 25 anos de fundação do sindicato.

Medida garante navegabilidade plena

Segundo Flavio Vieira, a ação emergencial tem o objetivo de restabelecer as condições de navegabilidade e eliminar restrições que vinham limitando a operação de grandes embarcações. “A praticagem identificou pontos de assoreamento que comprometiam a segurança da navegação, obrigando os navios a operar apenas na maré cheia. Diante disso, decidimos agir imediatamente e realizar a dragagem dos pontos críticos”, explicou o presidente.

Público acompanha as apresentações do evento, que reuniu autoridades
Público acompanha as apresentações do evento, que reuniu autoridades e representantes do setor portuário

Vieira destacou ainda que a dragagem emergencial faz parte de um plano maior de investimentos voltado à infraestrutura e à modernização do Porto de Itaguaí. O projeto inclui a dragagem completa do canal de acesso, considerada uma das prioridades da atual gestão.

Tecnologia e segurança

Durante o fórum, a gerente de Acesso Aquaviário do Porto de Itaguaí, Julia Crisóstomo, apresentou um panorama das ações realizadas desde a última edição do encontro, em 2013. Ela destacou conquistas, obras de dragagem planejadas e o andamento do projeto VTMIS — sistema de gerenciamento do tráfego de embarcações que eleva a eficiência e a segurança na Baía de Sepetiba.

O superintendente de Engenharia da PortosRio, Fagner Dias, complementou as informações detalhando os avanços das obras e a implementação do VTMIS, reforçando o compromisso da companhia com a inovação tecnológica e a sustentabilidade operacional.

A gerente de Acesso Aquaviário do Porto de Itaguaí, Julia Crisóstomo, durante apresentação
A gerente de Acesso Aquaviário do Porto de Itaguaí, Julia Crisóstomo, durante apresentação no fórum

Integração e desenvolvimento

O fórum também destacou a importância da integração entre os diversos atores da comunidade portuária, fortalecendo o compromisso conjunto com o desenvolvimento sustentável e a modernização do setor.

Além da PortosRio, participaram representantes dos terminais arrendados do Porto de Itaguaí — Sepetiba Tecon, CPBS (Vale), Tecar (CSN) e Cedro —, além de autoridades da Marinha do Brasil, Ministério de Portos e Aeroportos, Praticagem, Receita Federal, Polícia Federal, Porto Sudeste e Ternium.

Welington Campos

Welington Campos é jornalista profissional. Tem formação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Exerce a função de subeditor do Jornal Atual, onde atua desde sua fundação em 2001.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com