domingo, outubro 24, 2021
InícioCultura/DiversãoParque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos comemora marca histórica em...

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos comemora marca histórica em participação com programa educativo

Direção do complexo informa que, com produtos online, espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro já impactou mais de 10 mil alunos em 2021

A direção do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos (PAASJM), espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro, informa que o complexo acaba de bater uma marca importante, somando 10,5 mil alunos que já participaram dos produtos educativos oferecidos pelo projeto somente este ano. Por causa da pandemia, todo o Programa Educativo do PAASJM teve seu conteúdo transferido para a internet em 2020. Com a experiência acumulada e a adoção de novas estratégias de relacionamento com escolas e outras instituições, foi possível alcançar em 2021 esse expressivo número de estudantes beneficiados por conteúdos sobre a história da cidade de São João Marcos e suas muitas questões transversais. Dentre os oito produtos educativos oferecidos na área Parque Interativo, três deles são responsáveis pelo ótimo resultado. A “Visita Med

A direção do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos (PAASJM), espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro, informa que o complexo acaba de bater uma marca importante, somando 10,5 mil alunos que já participaram dos produtos educativos oferecidos pelo projeto somente este ano. Por causa da pandemia, todo o Programa Educativo do PAASJM teve seu conteúdo transferido para a internet em 2020. Com a experiência acumulada e a adoção de novas estratégias de relacionamento com escolas e outras instituições, foi possível alcançar em 2021 esse expressivo número de estudantes beneficiados por conteúdos sobre a história da cidade de São João Marcos e suas muitas questões transversais.

Dentre os oito produtos educativos oferecidos na área Parque Interativo, três deles são responsáveis pelo ótimo resultado.

A “Visita Mediada à Distância” teve 939 participantes. São visitas em tempo real de uma hora e meia via plataforma Zoom, em que os alunos são conduzidos pelos mediadores, que simulam um passeio pelo local explorando temas como história, memória, meio ambiente, patrimônio, arqueologia e consumo de energia.

Outro produto é o “Tour Educativo Virtual”, que atraiu a audiência 3,5 mil estudantes. Eles assistiram a um vídeo de 19 minutos, gravado no PAASJM, que aborda os mesmos temas, mas dentro de material audiovisual fechado, encaminhado para os professores para ser utilizado da forma como preferirem.

O terceiro produto é o “Pílulas do Conhecimento”, filmetes de dois minutos cada, que abordam temas relacionados à memória, enviados para as escolas parceiras quinzenalmente e de fácil compartilhamento com os alunos por meio do Whatsapp, Google Classroom ou Teams. Esses conteúdos foram assistidos por 6.108 estudantes.

CONVITE PARA EDUCADORES

Responsável pelo projeto do PAASJM na Light, Thaís Zambzickis Pinho comemorou a marca. “É uma marca incrível do projeto que, em meio à pandemia, foi capaz de inspirar tanta gente a participar. É um mérito compartilhado com os professores, profissionais que, diante de tantos obstáculos tecnológicos e sociais, com muita vontade, viabilizaram para seus alunos um conteúdo tão rico”, disse ela.

Thaís Zambzickis Pinho convida todos os profissionais da Educação: “Os interessados em participar das ações e proporcionar aos alunos uma experiência relevante que pode ser aproveitada em diversas disciplinas, devem enviar uma mensagem para o e-mail educativo@saojoaomarcos.com.br”, informou.

O PAASJM vivencia um processo de reabertura gradual e controlada, com rígido protocolo de segurança explicitado na página saojoaomarcos.com.br/visitasegura. No momento, o espaço abre nos fins de semana para público plenamente vacinado com as duas doses, mediante agendamento online e monitoramento da saúde do visitante antes e depois da visita.

Inaugurado em 2011, o Parque é um espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro e mantido com o patrocínio da empresa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica.

Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!